Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1 – Classificação


Por Eduardo Casola Filho

Domínio soberano de Vettel

Desta vez nem graça teve. Sebastian Vettel mais uma vez chegou à pole sem grandes dificuldades, queimando a língua deste escriba, que acreditava que sua soberania poderia ir pelo ralo depois da batida no FP1, mas com a excelência da Red Bull, apenas uma volta no começo do Q3 foi necessário para a turma dos energéticos mostar a que veio, tanto que nem ele, nem Mark Webber voltaram para pista, mesmo assim pela primeira vez no ano fecharam a primeira fila, com um pneu macio ainda de sobra. Domínio à vista?

Não adiantou olho gordo. Por enquanto...

A curiosidade sobre o capacete do alemão bochechudo foi o capacete, com um símbolo turco para espantar mal-olhado. Pelo resultado na China e pela batida na sexta-feira, pode até ser que tenhamos 23 pilotos tentando encontrar alguma brecha em falhas do conjunto atual campeão, mas parece que não adiantou na classificação. Na corrida, porém as coisas podem mudar dependendo dos instáveis pneus Pirelli, embora o composto italiano esteja indo melhor.

A primeira ameaça pode estar no seu lado. O australiano está na mesma condição de estratégia e precisa mais do que nunca vencer para ter alguma chance na briga interna. Como diria Mike Vlcek: “À conferir!”

E outra ameaça pode ser justamente a Mercedes, que mostrou uma boa evolução e vai brigar forte com a McLaren pelo pódio. Pela situação  estratégica, a equipe de Ross Brawn tem tudo para dar trabalho. O terceiro posto de Nico Rosberg mostra a franca evolução da equipe, mesmo Michael Schumacher chegou ao Q3 pela primeira vez no ano, entretanto, ainda atrás do seu companheiro, com mais de 1 segundo de desvantagem.

A McLaren não teve a mesma força da fase asiática, tanto que Jenson Button ficou atrás até mesmo de Fernando Alonso, com Lewis Hamilton atrás de Rosberg, para quem prometia se aproximar da briga pela liderança, não parece animador.

E o quinto lugar do asturiano foi um grande resultado, levando em conta que a Ferrari não conseguiu crescer o que esperava. Felipe Massa não se achou neste fim de semana e sequer fez tempo no fim. Desempenho frustante do brasileiro que vai ficar atrás das duas Renault. O brasileiro vai ter muito trabalho para se recuperar.

Já Rubens Barrichello quase operou um milagre, não colocando a Williams na superpole por muito pouco, mesmo assim com o décimo-primeiro tempo foi muito bom pelas condições da equipe de Grove. Quem sabe com uma boa estratégia, não saia os primeiros pontos para a escuderia do tio Frank?

No mais, Koba-san largando em último sem conseguir treinar. Mesmo sem chegar aos 107%, vai largar pois a FIA permite chance de largar para um carro que não pode treinar por problemas mecânicos, isso se o carro for realmente capaz de fazer volta abaixo do tempo limite. Ou seja, o risco é só para novatas.

Embora a Team Lotus Quase chegou ao Q2. Kovaleinen ficou a cinco décimos de Barrichello mostrando que até a equipe de Tony Fernandes vem evoluindo. As demais nanicas permanecem onde estão.

Amanhã, uma corrida onde a estratégia vai ser fundamental, mas promete emoções para a corrida e podemos ter boas brigas também. E veremos se a Red Bull vai controlar os egos de sua dupla para não ter o desastre do ano passado.

Grid de largada

Obs: Jerome D’Ambrosio perderá 5 posições no grid.

Publicado em maio 7, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 33 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Atualizado o duelo entre equipes na aba Comentários.

  2. Hmm… Numa época em que todos carros são praticamente iguais, me aparece um piloto que coloca quase meio segundo no “resto”.

    Sei não, esse cara ter algo a mais que os demais…

    • Tenho minhas dúvidas que os carros sejam tão iguais e tenho minhas dúvidas se Vettel é tão melhor que os demais.

      • Como eu disse no post anterior, nem um Senna ou Piquet conseguiriam espremer mais suco dessa fruta, o que me deixa cabreiro em relaçao a superioridade da RBR. Nao que eu acho que os caras estao “roubando”, mas tvz eles tenham achado a famosa brecha no regulamento e tenham um AS na manga. O Vettel e’ bom, mas 1/2 segundo e’ coisa pacas…

        Resta aos outros descobrir o que e’…

  3. Cristiano Estolano

    Boa tarde, fufas!

    É… parece que teremos mais do mesmo…

    E a chuva, Casola? Nenhum sinal? Ela é que poderia dar o ar da graça e embaralhar mais um pouco, mas pelo visto…

    Abs

  4. FFFFFFFFETTEL! Blz pessoal!Infelismente não vi o treino,literalmente apaguei junto com a Sauber do Koba-San,ultima imagem que me vem a cabeça,resultado de muita Vodka (Thanks Kimi).Analizando o grid vejo uma grande possibilidade de vitória do FFFFFettel (não me diga,rs) mas ainda mantenho minha profecia de ontem!Vai dar Uéba, não me baseio nos fatos simplesmente algo me diz isso (Thanks Mãe Dinah), o se passou com o Raviolli?Não tem jeito mesmo o Queixada não supera a Nicole,até cheguei a acreditar que hoje seria o dia mas nosso velho Dick Vigarista realmente já era o tempo chega pra todos!E por final toda má sorte do mundo ao Alonso,o carro dele vai ficar parado na largada e o Massa vai passar dando Tchauzinho pra ele (Thanks Piquet). HÁ……. ABS

  5. O agouro ao choronso tem o meu apreço. Realmente não tem preço ver o carro do New Kid Vigarista ficar parado no grid. Vamo nessa.

  6. Alguem mais ouviu o Reginaldo Leme falando que em 2012 a Williams vai de Renaut???

    • motor Renault?

      pqp, demorou…

      Eles tiveram motor Renault umas 2 temporadas atras, mas tiveram que limar por causa da grana.

    • Nelson Ayrton Fittipaldi

      Eu ouvi ,mas será que é verdade? Se for corre o risco da Williams dar um
      pé na bunda do Barrica e fazer um carro competitivo ano que vem…
      Eita cara “azarado” esse 🙂

      • Barrica nao e’ azarado, vide 2 temporadas antes, qndo ele tinha um carro de ponta. O problema dele e’ ingenuidade em achar que tudo e todos sao “honestos”. Na epoca da Brown GP, o carro dele deu “defeitos” demais. Mas a imprensa nao deu muita bola pra isso, muito pq ele mesmo nao deu bola pra isso.

        Aproveito pra dizer que, mesmo o Malonso sendo (na minha opiniao) o melhor piloto do grid, ele nao vai ganhar NADA se nao usar de certos artificios. Parem, por favor, de odiar o cara, o mesmo vale pro Queixudo. Ser bom nao e’ o suficiente, tem que fazer o jogo senao fica pra tras (vide Kubica). Vcs acham que o Piquet teria sido campeao em 87 sem suas “artimanhas”? Tudo dentro da legalidade…..

        Acorda Barriiiiiiiiiiica!!!!

        • O Trapi, está implícito no seu coments que o Fettel estaria usando alguma artimanha? Choronso faz parte da turma do chucrute, já foi bom, já teve seu reinado, mas perdeu o “timing”.

          • Não, não está implicito que o Ffffffettel usa de nenhuma artimanha. Sabe pq? Pq ele não precisa usar artimanha nenhuma. Ele já era um projeto da RBR de formação de pilotos que eventualmente se concretizou. Em 87, o Mansell era o piloto #1 não pq usava artimanhas, mas pq era o cara certo na hora certa, ou seja, era um ingles numa equipe inglesa, e naquela época isso contava muito em termos financeiros.

            O Malonso está apenas fazendo o seu papel. Lembram dele na McLata? O Cirilo queria a equipe para ele, e o Malonso tb. Claro, tb quero a equipe para mim…O problema é que o Cirilo é ingles, e numa equipe inglesa isso conta. Malonso se fu-fu…Na Ferrada, ele pode se soltar pq o Santander tá bancando a porra toda.

            Na época do Senna e do Prost na McLata, o páreo era duro, mas o que fazia a diferença era que o Senna se fez mais carismático com os japoneses da Honda, que faziam os motores. Os caras idolatravam ele. Consequentemente, era favorecido…Sempre existirá um piloto #1!

            Por falar em páreo duro, vou….erm…deixa pra lá. Já volto… afinal, amanha é dia das mães aqui nos EUA😆

        • Nelson Ayrton Fittipaldi

          Trapi ,veja que o azarado que escrevi está entre aspas…O Rubinho é
          um bom piloto mas parece que aquele ditado de “pessoa certa no lugar
          errado” foi feito para ele…

        • Odeio o Alonso sim!Porém sou coerênte, o cara é um dos melhores sim,mas não o “melhor”,Lewis Hamilton por exemplo é melhor que ele,Vettel e Kubica também são melhores que ele, o que ele tem são dois titulos mundiais ganhos e isso já fazem mais 5 longos anos! e inclusive ganhos numa época em que Hamilton e Vettel eram menores de idade,o cara é ótimo tudo bem isso não dá pra negar mas o melhor ele não é! Inclusive o Kimi era melhor que ele também é que se encheu e perdeu a vontade…E renovo meus desejos de azares eternos ao Verme Asturiano! : )

      • O cara é azarado mesmo. A estrela do barrica está naquele lugar onde ele, qdo assenta, apaga a danada (thanks Ortência).

        • O Rubinho é o Highlander de Formula 1! Vcs vão ver ano que vem ele tá ai denovo…e o outro,e o outro,e o outro,e o outro até o fim dos tempos! kkkkkkkkkkkkkkkk

      • Pensei a mesma coisa. É provavel que a equipe volte a ser competitiva, mas com outro piloto. Definitivamente, o Rubinho arruma a cama pra outro deitar…😦

    • Rolando, a Williams pode se salvar. Se a reestruturação funcionar.

  7. Luis Antonio Mendes

    Fala pessoal…

    Não sei se vocês tem visto da mesma maneira, mas esse negócio de ter que poupar pneu para corrida está fazendo os treinos ficarem um tanto sem animação, o cara dá uma volta, torce para que tudo dê certo e se não der, recolhe o carro.

  8. Nelson Ayrton Fittipaldi

    Se por um milagre o Bracito vencer amanhã vai ter fufeiro
    morrendo de ataque cardíaco ou de raiva 🙂
    Menos, galera!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: