Momento Histórico da F1 – A Primeira Vitória do Brasil


"Gostou da vitória ou da costeleta, Colin?"

Fala cambada,

Alguem aqui se lembra daquele dia 4 de Outubro de 1970?

É, já faz um bocado de tempo…Mas me lembro ainda estar num certo estado de euforia pela conquista da Copa do Mundo com a seleção “canarinho” de Pelé, Gerson e Rivelino (entre outros claro).

Era aquela sensação de bem-estar, de que tudo sempre dará certo. E deu.

O Brasil já havia chegado a F1 com Chico Landi (1951 e 1956), Gino Bianco (1952), Hernando da Silva Ramos (1956 e 1957) e Fritz D’Orey (1959), mas estes só de forma esporadica. Porém, naquele ano, viamos a estréia do costeletudo Emerson Fittipaldi, de 23 anos.

Uma carreira meteórica, no começo: Emersou guiou um Volks 1600 na sua última corrida no Brasil. Depois decidiu ir tentar a sorte na Inglaterra. E ela estava lá sim, e sorriu pra ele…

Emerson teve a sua primeira corrida internacional em 7 de abril de 1969 na Holanda e três meses depois, após muitas vitórias na Fórmula Ford, ele estrearia na Fórmula 3 inglesa. Sagrou-se campeão da categoria aos 22 anos.

Seu imenso talento foi notado por Colin Chapman, proprietário da equipe Lotus de Fórmula 1, que o contratou no ano seguinte para correr pela sua equipe. Emerson não corria todas as provas, tinha corrido apenas em 3 provas. Depois do acidente que causou a morte de Jochen Rindt, em Monza, a Lotus se retirou por 2 corridas até voltar na penultima prova, em Watkins Glen, EUA.

Chapman disse ao Emerson: “Vá lá, corra como puder, termine a prova e volte. Vamos começar do zero ano que vem“.

Jochen Rindt

Ao morrer, Jochen Rindt tinha 45 pontos no campeonato, resultado das cinco vitórias que conseguira (Mônaco, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha). Jacky Ickx, da Ferrari, após o GP do Canadá, estava em segundo lugar, com 28 pontos. Faltando duas corridas para terminar o campeonato e 18 pontos ainda em jogo, Ickx era o único piloto ainda com chances de tomar o título de Jochen Rindt.

Nos treinos, a pole-position ficou com Jacky Ickx (Ferrari), que marcou o tempo de 1m:03s:07/100. Jackie Stewart (Tyrrel) foi o segundo, com 1m:03s:62/100, seguido de Emerson Fittipaldi (Lotus), com 1m:03s:67/100. A seguir ficaram Pedro Rodriguez (BRM), Chris Amon (March) e Clay Regazzoni (Ferrari).

Na largada, Jack Ickx, que estava à frente de Emerson, largou mal e prejudicou o costeletudo, que caiu para oitavo, mas no decorrer da prova, Emerson foi se aproveitando de vários abandonos para ir subindo de posição em posição. Na volta número 48 Chris Amon é obrigado a fazer uma parada rápida nos boxes e Emerson herda a quarta posição, já estava  de bom tamanho…

Jacky Ickx, que mantinha a segunda colocação, entra nos boxes na volta número 56, com problemas de injeção de combustível, voltando à pista com uma volta de atraso. Stewart, ainda na frente, coloca uma volta de vantagem sobre Emerson, que estava em terceiro.

Porém, quem é bom também tem sorte. O motor do Tyrrell de Stewart começa a soltar fumaça na volta de número 70 e ele diminui seu ritmo de corrida. Oito voltas depois Emerson passa por ele, recuperando a volta que havia tomado. Mais quatro voltas e o motor do Tyrrell explode, fazendo Stewart abandonar a corrida. HA!

Pedro Rodriguez passa a liderar a prova, com dezessete segundos de vantagem sobre Emerson. O segundo lugar já estava de excelente tamanho, visto o clima que estava na Lotus depois da morte de Rindt. Mas faltando sete voltas para o final da corrida, Rodriguez entra nos boxes em pane de combustível. Quando ele retorna à pista, Emerson já estava cerca de quarenta segundos a sua frente. HAHAHAHAHAHAHAHAAAAAAA……

Era só diminuir e administrar a vantagem E Emerson viu a quadriculada pela primeira vez. E, ao vencer a prova, Emerson garantiu também o título a Jochen Rindt, que nesse dia passou a ser o primeiro e único campeão post-mortem na história da Fórmula 1. Um momento HISTÓRICO!!!!!!!

"Eu ganhei, eu ganhei..."

“Eu assumi a liderança e, ao cruzar a linha de chegada, vi pela primeira vez o Colin pulando e jogando seu boné para o alto, algo que eu já tinha visto ele fazer para Jim Clark, Graham Hill e Jochen. E então disse a mim mesmo: ‘Ele está fazendo isso para mim! Eu venci a corrida! Venci o Grande Prêmio dos Estados Unidos! Foi inacreditável.”

por Trapizomba, o histórico.

Publicado em maio 4, 2011, em Automobilismo, F1, Momentos Históricos e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 84 Comentários.

  1. Cara, a história da primeira vitória do Emerson daria um belo filme. Incrível!

    E finalmente este post saiu. Demorou mais que a primeira vitória dele. Yava mais parecendo a do Rubinho…😈

  2. Grande Emerson, um dos genios do automobilismo, muito respeitado por onde passa!!! Nesse post temos também grandes pilotos, Jochen Rindt que quando teve um carro a altura de seu talento se saiu muito bem (até o fatidico GP de Monza) e Jack Ickx que na epoca era considerado como o rei da chuva, e Jackie Stewart que dispensa comentarios… Sem Kers, asa movel, e sem tilkodromos, mas era um esporte extremamente perigoso e muitas vezes mortal!!!

    • O Emerson, além de bom piloto, é um sortudo fdp…Sabia que o Rindt morreu no carro dele? Em Monza, Jochen pediu ao Emo pra amaciar o carro dele. Emerson pegou pesado numa curva e arrebentou o carro do Jochen. Colin não pensou duas vezes: Deu o carro do Emo pro Jochen correr e o Emo ficou à pé naquele dia. Pois não é que o cara se estatelou no muro com o carro do Emo e morrrrrrrrrrrrrrrreu…Poderia ter sido o Rato…

  3. Fantástico post!Parabens! Emerson realmente é o grande idolo. No tempo dele a f1 era de mais,se corria sentado em cadeiras elétricas(thanks piquet.)

  4. Fico pensando como teria sido se num tivesse aquela ideia idiota junto com o irmão dele de criar a propria equipe! Visto q James Hunt foi campeão em 76 com com a mesma M23 q Emerson deixou!

  5. Galera, só pra esclarecer uma situação aqui. O texto do dia 1º é totalmente real ok?!
    Errei uma das fotos, que acabou causando uma enorme dor de cabeça para mim. Acababou envolvendo até minha família, erro imbecil de minha parte.
    A outra foto é minha sim, com um kart de 1992 e por coincidencia ou segundo meu pai por “ignorancia” de alguém q tem contato com minha família, “levou” essa foto para um site relatando ser do Ayrton, mas não é.
    Para acabar com o assunto, já tive q fazer mais de mil ligações, pois meu pai queria processar o uso da foto do kart 77 de 1992, inclusive mais de uma vez em diversos lugares pelo q vi, foi dificil segurar o velho.
    Na realidade agradeço ao Bidart por ter me encorajado a contar parte de minha história, mas estou muito arrependido, pois eu sempre tive ciumes e também recebi o mesmo de uma certa pessoa. Felizmente tudo é passado e não volta mais.

    Desculpem pelo mal entendido, e espero poder continuar apenas com meus coments e com minha leitura diaria, sem onus pra ninguem e muito menos importunar.

  6. Grande Emerson, o cara que mixa narigão com costeletassas enomes.

    Piadas a parte, pra mim o maior dos pioneiros do automobilismo brasileiro, primeiro a vencer uma corrida e um campeonado da f1, abrindo as portas da categoria pros brasucas, além de atrair atenção do mundo para os pilotos brasileiros. Além disso foi o 1º brasuca a vencer a Indy 500 e a ser campeão da categoria, qdo ela ainda prestava.

    • Não ia escrever mais nada, mas pode crer, essas costeletas do Emersão… deixa pro Elvis!!! De resto, grande cara, grande piloto!

  7. ExcRú.

    Sai o Fat Boy Slim, e entra a Exor, da Fiat, dona da Ferrada.

    http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/empresa-dona-da-f-1-nega-intencao-de-vender-categoria-neste-momento.html

    Tinha a impressão que a especulação do jornalista da news corp era o anúncio não oficial de um interesse a ser demonstrado pelos possíveis compradores.

    Ainda acho que o Carlos Slim também possa estar interessado, já que ele atualmente patrocina a Sauber e o Perez , através da TelMex, TelCel e da Claro (que pra quem não sabe é mexicana).

  8. Pôxa Marcin! Me deixa vazar! Li este novo capítulo da novela no Ico, se a ferrada se tornar oficialmente dona da bola (mesmo que parte dela), o que cheirava mal fede de vez. Se a F1 parecia baixar a cabeça para as maracutaias da Maranello team, isso só joga mais chopp na minha água! Será que vou ter de me desculpar por xingar tio Bernie?! Que humilhação! Adeus!

    • Alguém fale mais alguma coisa para Aline não “vazar”!!! RÁPIDO!🙂

      • Um “I love you” me basta, fofo!
        Brincadeiras a parte, me considero uma entidade, e vocês já viram alguma que dá o ar de sua graça em tempo integral? E vocês consideraram a possibilidade de eu estar estranhamente inspirada hoje? Nem queiram ver meu humor na TPM, sabem o que é isso? Quem dera vocês experimentassem ao menos uma vez ao ano, já me daria por satisfeita! Mas sem rancores, dia feliz, ninguém morreu, embora Bin Laden tenha morrido e feito muita gente sorrir… esse Alá não quer!

    • Talvez um dia poderemos sentir falta do Bernie, que apesar de ser sem vergonha, pode passar o bastão pra alguem pior que ele.

  9. vi o Emerson na indy só pois qdo eu nasci ele já estava em sua ultima temporada na F1! Agora me diga ae quem viu,como era o Emerson na F1?

    • O Emerson era conhecido por chegar no adversario e nao ultrapassar, ficava ali induzindo o cara ao erro, dai o cara errava e el ultrapassava.

      Outra coisa: Tinha o apelido de bunda-de-veludo, pois sentia o acerto do carro como ninguem.

      • Inteligente demais, sabendo fazer bem (sem prejudicar a si mesmo,óbvio). Tem muito que tenta isso é ganha o muro.

        Gente, mas bunda-de-veludo? Veludo é…. deixa pra lá.

  10. Só o trapizomba que eu saiba, eu sou novinho, tenho 27, vi Nelsão e Silva.

  11. cara!!! vc tem o autografo de jesus?

  12. kkkk tenho 31 tb ! Nem casado sou ainda! Sou novo Pô! Rs

  13. 31 é jovem ainda… só se preocupem quando chegarem nos “enta”, aí é pra se preocupar. Só que se estivéssemos na Suazilândia, vocês estariam com um pé na cova!! E pelo visto, Zé Bedeu já teria reencarnado algumas vezes.

    • hahahaha o Zé vai enfartar quando ler esses coments.

      Quanto ao chegar nos “enta”, to me cuidando pra parecer continuar nos “inta”:mrgreen:

    • Envelhecer não me envergonha querida! Você deve, inclusive, fazê-lo com diguinidade, assim como eu! E sim, eu espero reencarnar novamente como já fiz outras vezes e todos nós também! Só assim nosso espírito amadurece e aprende um pouco mais em busca do caminho da luz! Espero que você e, quem mais se deleita em “zombar” dos meus “entas”, possam estar tão bons, bonitos, charmasos, capazes e cobiçados, assim como eu, ao chegarem aos meus “tenros” 53 outonos… Beijinhos!:mrgreen:

  14. Nelson Ayrton Fittipaldi

    Valeu Trapizomba,ótimo post sobre esse grande campeão que foi o
    Emerson…Infelizmente não acompanhei a carreira do Fittipaldi (nasci exatamente em 1970)mas um piloto que consegue ser bi-campeão numa
    F1 tão competitiva como a dos anos 70,é campeão da F-Indy quando ela
    era relevante e consegue vencer duas vezes em Indianapolis,na minha
    opinião é mais do que um grande piloto,é um gênio do automobilismo!!!

  15. Quando não é uma comédia romantica qualquer….
    http://www.loucoporvoce.com.br/?p=1338

  16. ExcRusiva: Polícia inglesa vai investigar drogas em motorhomes das equipes com sede na Terra da Rainha:

    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2011/05/04/equipes-de-formula-1-viram-alvo-de-fiscalizacao-antidrogas.jhtm

    Pitaco: Desse jeito acho que alguns carros e podem parar pois são pura droga!

  17. Ano passado o Emerson pilotou a Lotus 72 preta na marginal Pinheiros! Eu fui ver! Ele sentou pé! O velho é louco! Fiquei pensando se ele passa num buraco e a Lotus voa,fiquei com medo qdo ele passou!

    • Po btf que isso eh tudo calculado, e os caras devem olhar a pista antes e traçar a rota pra nada dar errado.

      • Com certeza! Mas imagine só aos 64 anos de idade como o Emerson tem, pisar fundo daquele jeito num F1 DE 40 anos de idade, tem que ser corajoso!Valeu, posso dizer que vi o Emerson pisando fundo com uma Lotus 72! em pleno século 21, num tem preço…hehhehe

  18. Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Domingos Piedade garante GP de Portugal no Estoril até 2014

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/96423

    Demorelson….

  19. E agora vejam isso. Da assuto pra um post. talvez o de amanha.

    http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/96416

    Revista italiana revela planos da aliança EXOR/News Corporation

    Mto mais interessante que o texto que eu mandei mais cedo.

  20. Grande post, Trapizomba! Não vi Emerson correr ao vivo, mas tenho grande respeito e admiração por ele. Também acho, por usar a lógica, que ele poderia ter conseguido pelo menos mais um título se não tivesse embarcado na canoa furada da equipe própria.

  21. Abaixo o link do Emerson com a Lotus 72 nas ruas de São Paulo!

  22. E depois em Interlagos…pena que a falta de grana me impossibilitou de ir no GP de 2010, o ultimo que eu fui foi em 2008…animal!

  23. Esse é exelente, o Emerson de Maverick em Interlagos, detalhe para musica no final!Mais anos 70 impossível! ah como queria ter nascido em 1950 e não em 1980! heheheh
    Ah e o e Emerson explica toda uma volta no antigo interlagos!

  24. Um dos grandes Fãns do Emerson era o ex-Beatle George Harrison que em 1996 após o terrivel acidente que encerrou definitivamente a carreira de Emerson na Indy enviou essa mensagem ao amigo…notem que dá pra ouvir a risada de Emerson ao fundo qdo o George tenta falar “caipirinha” hehehe
    Eu simplesmete adorei esse post de hoje! Valeu mesmo “Trapi”, ficou sensacional! E arrisco dizer que sem os Fittipaldi talvez nem estariamos aqui comentando sobre F1, e nem teriamos Piquet ou Senna…vai saber né!
    Alguém tem que a abrir a porta,tem que dar a cara a tapa primeiro para para os outros que vem depois saberem aonde estão pisando, sei bem como é isso pois sou o Filho mais velho aqui de casa e meus irmãos mais novos desfrutaram de coisas que eu ralei hehehe isso é só um exemplo! Abs a todos!

  25. Esse foi um post HISTÓÓÓÓÓÓRICO!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

