Túnel do Tempo – Filmes sobre corridas


Salve, salve galera,

 

Semana fraca de notícias na F1, próxima corrida ainda longe, então resolvi escrever outro post cultural…
No anterior falei de músicas que lembravam carros, velocidade e  garotas, portanto hoje vou falar de filmes de corridas, um filão pouco explorado no cinema mundial. Se compararmos com filmes de futebol americano, basquete e beisebol… Os filmes de corridas não existem !!!!!
Vamos ao “Top 10”, pois só lembrei de 10 mesmo… hehehe

 

10. Alta Velocidade (Driven) – Um dos piores filmes que já vi, em todos os tempos… Primeiro lugar no pódio dos “Shit five”… A cena “crássica” do carro da Indy andando pelas ruas de Chicago (?) é trash demais… E olha que o Stallone queria fazer um filme sobre a F1 e o Silva, mas parece que o clã e tio bernie não liberaram…
O filme diz respeito a um jovem e talentoso piloto da fórmula Indy, ou CART, que está perdendo o foco, então o chefe de sua equipe contrata um veterano para ajudá-lo… Opa… Parece que já vi isso em algum lugar… Vale pelas cenas reais de corridas e a participação de vários pilotos, inclusive Brasileiros
 
9. Speed Racer –  Um dos desenhos favoritos de 9 entre 10 caras na faixa dos 30 a 40 anos… E depois de anos de espera, boatos, o tão esperado filme saiu… Mas era melhor ter ficado só na lenda… Com certeza medalha de prata no Shit five !!!
Emile Hirsch (Pô, no desenho o Speed era o Speed… É tão difícil esse roteiristas entenderem isso ???) é o piloto que tenta honrar a memória do irmão morto nas pistas… Ele recusa a oferta de um milionário para ser seu piloto e para salvar sua pequena escuderia tem que se unir ao rival Corredor X e vencer o rali que desafia a morte…
Ps: Putz !!! E a PETROBRAS despejou meu dinheiro nessa bomba, para aparecer por míseros 20 segundos !!!
 
8. Ricky Bobby, a Toda Velocidade (The Ballad of Ricky Bobby) – Claro que a grande paixão americana, em se falando em velocidade não podia ficar de fora dessa seleção, comédia escrachada, participação de estrelas da Nascar e cenas reais não ajudam a salvar o filme….  Medalha de bronze no “Shit five”
Will Ferrel é o arrogante piloto número 1 da Nascar, que sempre em parceria com seu melhor amigo e sempre à sombra de seu pai, um ex-campeão. quando chega um piloto francês, vindo da F1 para desafiá-lo. !!!
 
7. Dias de Trovão (Days of Thunder) – Surfando no sucesso de Top Gun, nosso amigo “Tom Cruzes” teve a “brilhante” idéia de fazer um filme parecido, só que usando corridas como pano de fundo… E claro escolheu a Nascar !!!
O filme é ruim como os outros anteriores, mas ganha uma posição melhor pela participação da Nicole Kidman… E que graças a ele, consegui “pegar” a Cynthia, que me custou 7 longos meses de xaveco… Valeu Tom !!!!
Tom Cruzes é um jovem piloto vindo da Indy, que tem muito muiito talento, mas pouca disciplina… Isso o coloca em conflito com os adversários e com membros de sua própria equipe. Até que ele sofre um acidente, se apaixona pela linda médica, se recupera e ganha o campeonato… Criativo, não ????
 
6. Roberto Carlos, A 300 Quilômetros Por Hora O Robertão nem é minha praia, mas um cara que pegou a Wanderleia, Mirian Rios, Paula Fernandes (Ok, OK !!! Vou detonar…)e tem um calhambeque tunado pelo Emerson, merece ser respeitado…
Nesse filme, ele faz um mecânico de automóveis, que ama em segredo tantos carros de corrida como a jovem namorada de seu patrão. As escondidas, ele treina com o carro do patrão, que vai para a Europa e Robertão assume o carro e ganhando a corrida em Interlagos…
 
5.  Se Meu Fusca Falasse (The Love Bug) – Classico filme da Disney, que surfando no sucesso mundial do Fusca, fez um filme com um carrinho de personalidade forte que, participa de corridas de Ralli contra Lancias, Aston Martin BMW e ganhando de todos, é claro… Teve várias continuações, inclusive passando pelo Brasil… Na última acabaram com a série colocando Herbie na Nascar e trajado de New Beetle… Argh !!!!
 
4. C’était un rendez-vous – Clássico curta metragem francês de 1976, não tem diálogos, não tem atores, não tem trilha sonora… Só um alucinado, barbarizando pelas ruas de Paris as 5:30 da manhã, ao som dee um motor Ferrari 275GTB… A mais perfeita tradução que uma imagem vale mais que 1000 palavras… E depois a molecada acha queNeed for Speed que é legal !!!
 
3. 500 Milhas (Winning) – Paul Newman sempre foi apaixonado por velocidade… Já foi piloto amador, dono de equipe da Indy e da Nascar… E fez esse clássico no fim dos anos 60…  Medalha de bronze no Top Five !!!
Ele é um piloto ambicioso que quer vencer a principal corrida americana a qualquer custo… Isso quase acaba com seu casamento, o afasta dos amigos, companheiros e rivais…. Falando nisso o principal rival até rouba sua mulher, então a corrida passa a valer mais que um troféu !!!!
 
2. As 24 Horas de Le Mans (Le Mans) – Ótimo ator… Corrida clássica… Cenas bem feitas… Carrões… O lendário Porsche 971K “Gulf”… Só poderia dar medalha de prata no Top five !!!!
Steve McQueen é um piloto que volta a participar da famosa corrida francesa, um ano após sofrer um grave acidente na mesma pista e sente-se atraído pela viúva de um piloto que morreu no mesmo acidente. Taí, outra corrida que vale mais que o troféu…
 
1. Grand Prix – Clássico do cinema e com certeza o melhor filme de corrida já feito até hoje… Inovou com cenas reais, mescladas com cenas gravadas… Uma edição bem criativa para a epóca, em que o diretor divia a tela em quatro partes…. Boa história… Medalha de ouro no Top Five !!!!
Um piloto americano é demitido de sua equipe de F1 após um acidente no GP de Mônaco que feriu seu companheiro inglês… (de novo ????) Enquanto este se recupera, o americano procura outra equipe e ainda se envolve com a ex-esposa do inglês (de novo ????)… A história parece batida, mas vale a pena !!!!!
 
E aí… Alguém lembra de mais algum filme ????????????
Telo, o cinéfilo

Publicado em abril 27, 2011, em Automobilismo, Tunel do Tempo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 75 Comentários.

  1. Pra mim, o melhor longa sobre corridas é a animação “Cars”. É sensacional, além do roteiro ser mais original que esses citados.

    Vídeo com trilha da gatíssima Sheryl Crow… (e o GD ainda prefere o Tião Carreiro:mrgreen: )

  2. Concordo com o Rebelc, o Cars é muito melhor que esses ai mencionados, é bem empolgante e vai ter a continuação em Junho desse ano!!!😀
    Poderiamos fazer uma lista dessas mas com jogos de video game que são sobre F1, na minha opinião os melhores são o Pole Position da Namco, o F1 Grand Prix da Video Sistem (Snes) F1 95 do Playstation, o Ayrton Senna Monaco gp 2 e o atual F1 2010 da Codemasters!!!

  3. Outra bela sacada, Telo. Dos citados só assisti o do Stallone, o do ex-marido da Nicole, Le Mans, alguns do fusca e aquela merda do Roberto Carlos. Alguém já havia escrito alguma coisa sobre Grand Prix, mas não cheguei a assistir.
    Agora, mesmo a contragosto sou obrigado a concordar com o GD: Ben Hur é um filmaço!

  4. Vi agora o ‘C’était un rendez-vous’…PQP!!!!!!!!!!!!!!!!! De tirar o fôlego!! Sensacional!

    • Estou tentando achar o problema, galera.

      Fiquem frios ai😉

    • Pera aí, nunca viu o “C’est un Rendezvous?” Isso tem uma história fabulosa por trás… feito clandestinamente em 1976 pelo Claude Lelouch, onde colocou uma câmera na frente de um carro potente, acelerou por uma Paris sonolenta de agosto, alegadamente porque o condutor ia atrasado a um encontro com a sua namorada (daí o rendezvous do filme)

      A coisa deu brado na altura. Lelouch chegou a ser preso por ter feito uma data de infrações do Código da Estrada, mas nada aconteceu dali, e muitos especularam durante anos quem era o condutor. Falou-se de pilotos de Formula 1, desde Jacky Ickx a Jacques Laffite, passando por Patrick Depailler e até Gilles Villeneuve, mas no final era o próprio Lelouch, que pegou no seu Mercedes 430 SL e o conduziu pelas ruas. O motor era de um Ferrari, que fora gravado e colocado por cima. Um efeito sonoro…

  5. TRAPIZOMBA, O FODÁSTICO RESOLVEU A PARADA.

    Fui até o fim do mundo até achar a solução….e achei😀

  6. Entre os filmes de corridas, vejam bem, o que eu mais gosto é ‘Chapeuzinho Vermelho’…

  7. Caetano Veloso

    Qual é a graça?! Qual é a graça?! ‘Chapeuzinho Vermelho’ também é meu filme sobre corridas preferido! Respeito! Respeito!

  8. Também não entendi a graça do sujeito acima. ‘Chapeuzinho Vermelho’ é a vanguarda dos filmes sobre estratégias avançadas da nobre arte de chegar na frente do alvo.

  9. Caetano Veloso

    Concordo, Gilzito, meu rei. É lindo como o lobo, um trans-herói incompreendido, consegue cortar a chicane da floresta por trás da Chapeuzinho sem ela perceber, tangenciando magistralmente pela curva do rio até a entrada dos boxes da vovozinha…orgástico!

  10. Foi belo, Catito, belo…e a trilha sonora tinha um que de tropicalista, você não acha? E a Chapeuzinho, com aquele vermelho Ferrari não conseguiu sair antes do pit stop que o velho lobo, e aqueles preciosos segundos permitiram que nosso anti-herói trocasse pneus e reabastecesse na pobre vovozinha…é que naquele tempo ainda havia reabastecimento…

  11. Qual foi a treta, Trapizombation?

    • Os comentarios foram fechados de algum modo…eu tentava clicar na parada, salvava e a pururuca voltava desclicada. Mas, fazendo o mesmo no quick edit, funcionou…

      mistério….

  12. Caetano Veloso

    Agora, do final eu não gostei. Poderiam tentar reinserir o canino na sociedade através de programas de reabilitação, como o ‘Rehab’ da Amy Winehouse…

  13. Tentaram mandá-lo para a reabilitação, mas ele disse: “nããoo! nããoo! nããoo!!”

  14. Caetano Veloso

    Pois é, pegaram pesado com o velho lobo. Ele era apenas mais uma vítima de uma sociedade capitalista e predatória.

  15. Eu sempre pensei assim. Se dependesse de mim elaboraria políticas públicas adequadas para que fatos isolados como o assassinato do lobo pelos caçadores predatórios não se repita. Devemos proteger nossos jovens da opressão e do bullying social que eles vem sofrendo, etc., etc., etc…

  16. Caetano Veloso

    Agora, Gilzito, falando sério, este WordPress é uma merda, não é mesmo?

  17. Telo, post sensacional😀

  18. Ainda bem que os comments votaram!!!

  19. Eduardo Casola Filho

    Post interessante e os filmes bons idem.

    Acho que uma vaguinha para “Carros” também seria legal, mas fica para próxima.

    Sobre os games, até tenho uma ideia de criar um post sobre games e Fórmula 1. Algo além de uma simples seleção de games…

  20. Cavaleiro que diz NI!

    PQP! Este filme do Stalonge ví no cinema. Puta porcaria, perdi quase duas horas de minha vida. Eu era fã do desenho do Speed, mas não vi o filme. Fiquei fã do Paul Newman e McQueem por causa destes filmes. Curioso é que filme sobre corridas geralmente não é bom. Mas filmes que envolve carros na estrada são bons: o Mad Max, A morte pede carona, e outros que não lembro agora.

    • Cavaleiro que diz NI!

      Assisti o Lemans e 500 milhas quando eu era guri, pirei mesmo. Fiz até coleção de carrinhos, uma pista de brinquedo, e um dado que eu ia jogando e posicionando os carros de acordo com os números que iam saindo.

  21. Pô, 24hs de Le Mans é sensacional, e o mais impressionante é que o Steve Macqueen pilotou mesmo, as cenas são reais foram gravadas na edição de 1969, e detalhe quem pilota a Ferrari do personagem Alemão é o Jacky Ickx! Ah o final não é nada clichê achei diferente do normal,diferente…Ainda não tive o prazer de assistir ao Gran Prix!
    Seguinte poderia ser incluso ae o 1º Mad Max de 1979,é um filme de corrida sim, sempre quis aquele V8, aquele carro preto fosco é loco, ah e tem tb o Vanishing Point de 1971 (Corrida contra o destino) lembram do Kowalski um ex-fuzileiro e herói da guerra do Vietnã, ex-corredor automobilístico e ex-policial demitido da corporação, bota ex nisso hehehe, atravessa os EUA num Dodge Challenger ’70 por causa de uma aposta! Isso é ou num é uma espécie de Grande prêmio! kkkkkkkkkk Road Movies tb fazem parte! Competição pura!

    • Lembrei de mais um clássico! American Graffiti de 1973, dirigido pelo George Lucas, filme de Racha!! lembram do FORD 32 x CHEVY 55, loco não…..

  22. Fiz um post lindo e quando apertei PUBLICAR, o post sumiu.

    Entao F***-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. caramba, C’était un rendez-vous, totalmente Fodástico!!!!

  24. Cavaleiro que diz NI!

    Poxa, valeu galera. Vou baixar todos esses filmes loucos sobre carangos. Por falar nisso, “300 km por hora” é um exagero, bixo. O máximo que este carro do Roberto (um Opala?) faria é uns 100km, heheheh. RC e EC de pilotos são ótimos compositores, vale só pela música.

  25. Cavaleiro que diz NI!

    O Shelby Cobra pode mesmo vencer uma Ferrari em provas de arrancada. Sou louco por este “muscle car”. Eu tenho um. Só que ele precisa crescer 24 vezes. Buááá!

  26. Cavaleiro que diz NI!

    Lembrei desse “crássico” irado, Easy Rider. Não é sobre carros, mas Harley Davidson é foda: http://www.youtube.com/watch?v=mHGLBy2CdjI&feature=related

    Fora a clássica “Born To Be Wide”…

  27. Trapi akeles aforismo já tão caducando ali!!!! Igual o Verme Ecclestone.

  28. O primeiro ‘Velozes e Furiosos’ podia entrar nessa lista também…

  29. Alguém aqui falou do filme BULLIT?

    Não é sobre corridas, mas é sobre carros. Tem cada pega injuriado nas ladeiras de San Francisco. E dá-lhe carro voando

  30. Testando…

    Marcin trocando de nick, cabei de registrar aki no wordpress, mas nao pude usar meu nick.

  31. Testando d novo… 123

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: