GP da China de Fórmula 1


Por Eduardo Casola Filho

McLata mostrou sua força

Salve galera! O GP da China foi fantástico! Ninguém tem o direito de reclamar de falta de ultrapassagem. Desta vez, todos os recursos foram úteis, mais a asa móvel que o Kers, mas quem realmente fez toda a diferença foi a durabilidade do pneu Pirelli, que vai aguentando mais, mas mesmo assim está no ponto certo para garantir o espetáculo. A italianada fez um bom trabalho.

E a vitória de Lewis Hamilton veio com contornos dramáticos antes da largada, devido a um vazamento de óleo que quase evitou a presença da McLaren #3 no grid, no fim, Luisinho foi para alinhar 30 segundos antes de fechar os boxes e conseguiu manter sua posição.

Na largada, a força da da equipe de Working e seu Kers foi fundamental para superar o favoritíssimo Sebastian Vettel e dominou o começo da corrida, mas com a primeira parada quem assumiu a ponta foi Nico Rosberg, que parou antes e foi brigando de igual pra igual com os outros carros prateados, a Red Bull de Vettel e a Ferrari de Massa.

A definição da corrida veio na estratégia de pits. Button Hamilton e Rosberg partiram para três paradas, enquanto Vettel e Massa partiram para duas com um stint mais longo de macio e outro longo de duros.

À princípio deu certo, com os dois nas duas primeiras posições, mas com pneus mais rápidos e mais novos,  Hamilton veio demolindo a vantagem e passou na marra seus adversários até a liderança na volta 52. Mesmo seguindo a mesma estratégia e apesar da fama de cuidar bem da borracha. O filho do seu John não foi além do quarto posto, mostrando que a ousadia era a chave para avançar. E nisso Hamilton é superior.

Já o Felipe, penou com um carro muito instável com o pneu duro velho, com isso não foi páreo para segurar Button Rosberg e Webber, mesmo assim, foi muito melhor que Fernando Alonso durante a corrida. O asturiano teve muitas dificuldades para passar o carro de Michael Schumacher após o primeiro pit e em nenhum momento ameaçou o bloco da frente. A Ferrari está muito abaixo das primeiras posições e o espanhol não está fazendo valer a condição de primeiro piloto da equipe como deveria. Na minha opnião, é a decepção do campeonato, até agora.

E um que estava com estigma de segundo piloto mas fez uma corridaça foi Mark Webber. O australiano apostou nos pneus duros no começo da corrida e brigou intensamente, no fim, sendo o único na pista da pneu macio veio voando e atropelando todo mundo, mesmo sem o Kers, mas usando e abusando da asa móvel, chegando ao pódio. E se a corrida tem pelo menos mais uma volta ele poderia terminar à frente de seu companheiro, o que seria a farra completa. O grande piloto da corrida.

Vale destacar:

-Boa recuperação da Mercedes, com Rosbife liderando e o Velho Queixudo também disputando posições. Melhora da turma de Ross Brawn, além da boa estratégia usada pelo chefe de equipe.

-Decepção da Renault que não foi a mesma equipe com a mesma força das duas corridas,  afetada pelos problemas ao longo do fim de semana, ainda salvou dois pontos com Petrov.

-Kamui Kobayashi brigou fundo novamente no bloco intermediário e mesmo com o bico avariado, salvou um pontinho e mostrou sua força, enquanto Sergio Perez fez algumas lambanças, mas mostra um estilo agressivo que pode ir longe se controlar bem, assim como seu companheiro.

-Apesar de não pontuar, boa corrida de Paul di Resta. O escocês deixou novamente Adrian Sutil no chinelo o fim de semana inteiro e mostra força na briga interna.

-A Williams finalmente chegou até o fim com os dois carros. Barrichello em 13º foi o máximo que deu com o carro, que precisa ser atualizado para a Williams poder brigar.

-Aliás, a corrida teve só um abandono, e nem foi por problema estritamente mecânico. Jaime Alguersuari ao sair dos boxes, perdeu a roda que quase acertou os fiscais de pista. Um susto.

Uma grande corrida que pode fazer a gente pensar sobre estas regras, que não funcionaram na Austrália, fez boa diferença na Malásia e funcionou muito bem na China. Como ficaremos na Turquia daqui à 3 semanas? Quero ver asa móvel e esses pneus na temida curva 8!

Uma festa que ninguém esperava

Classificação:

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): 56 voltas
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): +5s1
3. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +7s5
4. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): +10s0
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP): +13s4
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +15s8
7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +30s6
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): +31s0
9. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault GP): +57s4
10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): +1min03s2

11. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): +1min08s7
12. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault GP): +1min12s7
13. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth): 1min30s1
14. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): 1min30s6
15. Adrian Sutil (ALE/Force India Mercedes): +1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus Renault): +1 volta
17. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): +1 volta
18. Pastor Maldonado (VEN/Williams Cosworth): +1 volta
19. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus Renault): +1 volta
20. Jérôme d’Ambrosio (BEL/Virgin Cosworth): +2 voltas
21. Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth): +2 voltas
22. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania Cosworth): +2 voltas
23. Narain Karthikeyan (IND/Hispania Cosworth): +2 voltas

==============================================

Campeonato de pilotos:

1 Sebastian Vettel 68

2 Lewis Hamilton 47 (+1)

3 Jenson Button 38 (-1)

4 Mark Webber 37

5 Fernando Alonso 26

6 Felipe Massa 24

7 Vitaly Petrov 17 (+1)

8 Nick Heidfeld 15 (-1)

9 Nico Rosberg 10 (+5)

10 Kamui Kobayashi 7 (-1)

11 Michael Schumacher 6 (+1)

12 Sebastien Buemi 4 (-2)

13 Adrian Sutil 2 (-2)

14 Paul di Resta 2 (-1)

====================================================

Campeonato de Construtores:

1 Red Bull-Renault 105

2 McLaren-Mercedes 85

3 Ferrari 50

4 Renault 32

5 Mercedes 16 (+3)

6 Sauber-Ferrari 6 (-1)

7 Toro Rosso-Ferrari 4 (-1)

8 Force India-Mercedes 4 (-1)

Publicado em abril 17, 2011, em Automobilismo, F1 e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 16 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Atualizada a classificação (Pilotos e Construtores) E novidade: Duelo de corrida também na parada!

  2. 3×0 para a FIA.

    A corrida foi uma das melhores que vi nos últimos anos!

    Aos que relutam em não gostar das alterações… só lamento!

    Parabéns À Pirelli, ao kers, às asas móveis, aos pilotos, aos estrategistas…

    Se continuar assim, até o GP de Valência, Mônaco e Hungria vão ser divertidos!🙂

  3. Excelente corrida. Uma das melhores dos últimos 10anos. Eu nunca vi tanta ultrapassagem na f1. Weber fera uma corrida a lá Senna.

  4. Vou ver a reprise às 20h no sportv… Depois de assistir eu comento.

    Mas ainda acho que a emoção está sendo por conta dos pneus…. E essa asa besta tá levando todo o crédito.

    Ultrapassagem disputada que é legal. Quando é muito fácil perde a magia…

    Quem sabe eu mude de opinião depois de ver corrida.

  5. Cavaleiro que diz NI!

    1 ovo, 1 colher de farinha de trigo, molho de tomate, e muita mussarela + borracha: essa é a formula secreta do esfarelamento do pneu Pirelli, o principal ingrediente da corrida. Eu vi apenas umas 20 voltas e realmente foi surpreendente, com várias brigas espalhadas pelo circuito. Tive que dormir por sono mesmo, não por tédio como nos anos anteriores. Pontos pra FIA da mamãe.

  6. Cavaleiro que diz NI!

    O Massa levou punição por passar da linha branca, na saída dos boxes? GB dizia que ele levaria punição por isso. Acho que ele anda vendo demais da conta.

  7. Q merda…nao vi a corrida…PQP

    O circuito chines é bom

  8. Eduardo Casola Filho

    Já está definido cada pneu para as próximas três corridas (Turquia, Espanha e Mônaco): Para Istambul e Barcelona, duro e macio, já para o principado vamos de macio e super-macio.

    Haja farelo para as ruas de Monte Carlo!

    http://www.formula1.com/news/headlines/2011/4/11948.html

  9. Excelente post, caro Casola.

  10. Eduardo é fera. Suas leituras das corridas são isentas e precisas. Perfeito. Lanço uma campanha aqui, ‘a la Pânico’: “Casola para chefe de redação do Lancenet!”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: