Há ridículos cincoenta anos


Mike Vlcek

Eu sou terráqueo, e você?

Bem, como ninguém resolveu se manifestar por aqui hoje e a ocasião da data é especial, resolvi aparecer em dose dupla e alugar vossos olhos por mais vinte e quatro horas. Não briguem.

Hoje, para os incautos, faz cinquenta anos que o cosmonauta russo Yuri Gagarin (astronautas são americanos, cosmonautas são russos) tornou-se o primeiro ser humano a dar umas voltinhas na órbita da Terra. Sua famosa frase “Eu vejo a Terra, ela é linda e azul” não passou, em termos técnicos, de uma corroboração daquilo que já sabíamos ou suspeitávamos – em suma, nenhuma novidade.

Por outro lado, foi o passo pioneiro na conquista do espaço. Menos de dez anos depois, os americanos já estavam pisando na Lua, alimentados pela Guerra Fria em seu único aspecto positivo: a corrida espacial.

Eu poderia falar um monte sobre astronomia, assunto que me fascina desde muito pequeno, mas o que importa aqui é outra coisa. Me dei conta, hoje, de que somente míseros cincoenta anos se passaram – há cinquenta anos atrás, muita gente ainda escrevia cincoenta.

Há 50 anos, os Beatles já cantavam Love Me Do para platéias acanhadas em Liverpool. Pelé já era Rei do futebol para os brasileiros. Ayrton da Silva já era nascido. A Bossa Nova nem era mais tão nova assim. A nossa amada F1 já estava em sua 11ª temporada. Brasília já era capital da Ilha de Vera Cruz, e por aí vai…

O que quero dizer é que faz pouco, pouquíssimo tempo desde que o ser humano pôde, de facto, começar a perceber-se não como membro do país A ou B, da região X ou Y, mas sim como apenas mais uma espécie habitando este imenso balão azul (thanx Garagin, Sagan, Guilherme Arantes).

Não vivemos, portanto, o suficiente ainda para que a maior parte da população do globo assimilasse a noção de que somos, antes de tudo, terráqueos – uma tecla em que sempre bati e que boa parte de vocês sempre caçoou. Talvez eu faça parte dos apressadinhos e, em outros cincoenta anos, com alguns ônibus espaciais (alô tio Branson) fazendo voos regulares levando turistas para o espaço, mais gente consiga ver o que eu já vejo.

Talvez a solução seja enviar o maior número de pessoas para viver o que Gagarin experimentou. Ele olhou para cima e não viu nenhum deus (com minúsculas). Em contrapartida, compreendeu imediatamente nossa ridícula insignificância e fragilidade diante da imensidão e frieza (sem trocadilhos) do espaço sideral.

James May, um dos apresentadores do Top Gear, voou de Mig a 18 mil metros, viu a curvatura da Terra e chorou. Na volta, disse que todos os problemas políticos, conflitos religiosos e territoriais subitamente pareceram ridículos e sem sentido. Está certo ele.

Bem, viagens espaciais ainda são uma realidade para poucos, muito poucos. Provavelmente nossa geração jamais terá condições financeiras de conferir a vista que Gagarin, May e algumas centenas de outros afortunados tiveram a chance de contemplar. Mas sabemos que a Terra é azul, e é linda. Cuidemos dela, pois.

O primeiro passo? Sintam-se um pouco mais… terráqueos, ao menos por hoje.

Beijo no coração.

PS: Filme com quase duas horas que estreou hoje no Youtube, sobre a viagem pioneira de Gagarin. Todo mundo devia assistir.

Sobre Mike Vlcek

Mike Vlček é jornalista, produtor musical e compositor, e mora em Londres, Inglaterra // Mike Vlček is a brazilian jornalist, composer and music producer who lives in London

Publicado em abril 12, 2011, em Diretoria e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 75 Comentários.

  1. Belo texto… no início pensei que iria enveredar para o lado “anti-rússia”, um pouco atípico para quem detesta “patriotismos”. Para minha surpresa, fluiu um texto leve e que nos leva a pensar. Parabéns.

    APROVEITANDO A OPORTUNIDADE E ESCREVENDO EM CAIXA ALTA MESMO – PARABÉNS DUDA KNAUER PELO COMENTÁRIO DE NÚMERO 2.000 EM NOSSO BOTECO! É UMA HONRA PARTICIPAR DE UM PROJETO QUE FEZ UNIR EM LAÇOS DE AMIZADE PESSOAS DE TODOS OS CANTOS DO BRASIL!

  2. Great post boy!

    Good to see you here, again… and again… hehehe.

  3. É verdade. Esse blog é motivo de muita felicidade para mim tb.😀

  4. Belo texto. Especialmente a parte sobre nossos problemas “terráqueos” parecerem (e de fato serem) ridículos. Raras vezes e raras pessoas se dão conta disso. Me senti um pouco menos “maluco” por pensar assim, hehe.

  5. Welcome back, Mike!

    É verdade… o tempo voa, e parece que foi ontem que o Gagarin foi ao Espaço, Armstrong foi à Lua e o Columbia levantou para a sua primeira missão – faz hoje 30 anos que isso aconteceu. Acho que hoje deveria ser o Dia do Espaço, com tanta coisa a acontecer nesse dia…

    Ontem à noite, enquanto escreviano blog um post sobre Gagarin e o seu vôo (http://continental-circus.blogspot.com/2011/04/extra-campeonato-os-50-anos-de-yuri.html), dei por mim a ver mais uma vez o Pálido Ponto Azul, do Carl Sagan. O texto é fantástico e nunca nos cansamos de o ler e ouvir, mas há uma frase que mais gosto daquele texto. “A Terra é um ponto pequeno numa vasta arena cósmica”.

    E tens razão: deveriamos ir todos ao Espaço. Vê-se que faz bem à alma e se calhar nos fazia ver o mundo de forma diferente. A mim, sei que faria bem.

  6. Lindo artigo, sir Vlcek!
    Sugeriu a questão do ‘ser terráqueo’ de forma randômica, dando um drible da vaca no delicado assunto ‘patriotismo’. Bom ter você com a gente.

  7. O que foi literalmente para o Espaço hoje, foi a minha paciência… Estou com uma gripe dos infernos!!! 👿

    Todos nós queriamos visitar o espaço sideral, mas hoje isto custa uns 35 milhões de Dólares…Merreca!!!
    Enquanto isso vamos cantar (thanx Chapolin)

    Lá… Os astronautas vão pelo céu
    Capturando os planetas
    E… As naves que poderão com seu vôo
    Superar os cometas
    Que giram, que giram, que giram…
    E dos planetas passarão
    E nas estrelas chegarão
    Que olham, que olham, que olham…
    E cada vez os astronautas vão chegando mais pra…

    …Lá… Os astronautas vão pelo céu
    Capturando os planetas
    E… As naves que poderão com seu vôo…
    Superar os cometas

    Eu… Queria uma vez por um minuto
    Visitar o infinito
    E… Nos planetas pousar por um minuto
    E a nossa origem encontrar
    Que sonho, que sonho, que sonho…
    Eu queria uma nave nobre porque em todo universo eu
    sou…
    O dono, o dono, o dono…
    E esse sonho pode ser realidade ou truque…

    Lá… Os astronautas vão pelo céu
    Capturando os planetas
    E… As naves que poderão com seu vôo
    Superar os cometas
    Superar os cometas
    Superar os cometas
    Superar os cometas…

  8. Para seguir o que o nosso amigo terráqueo sugeriu, só resta 2 formas, desembolsar 35 milhas, ou seguir o seu exemplo e arrumar uma namorada alienígena.
    Uma abraço amigo terráqueo, seus textos sempre bons.

  9. Eêê Mike com seus belos textos… Legal vc ter notado que os americanos chamam os tripulantes de voo de astronautas, os russos de cosmonautas e parece que os chineses chamam de outra coisa. Vc sabe como é ? Vou ver se acho…

  10. ” Sentimentos que me dizem ….Pensamentos que me afligem …. dos motivos escondidos da razão de estar aqui “( Roberto Carlos) . Realmente os pequenos problemas Humanos ficam sem sentido quando imaginamos o planeta terra como uma grande nave no espaço sideral…. Já assistiram o filme” Nós que aqui estamos por vós esperamos ‘?

  11. Onde estamos realmente? Eu tenho a curiosidade de saber de onde para onde estamos nos comunicando?

    Jaime – Salvador -Ba

  12. Alô Terra!!! Aqui é do além chamando!!! Vocês podem me ouvir????

  13. Caro “terráqueo” Vale-Cheque, suas palavras são sábias. Mas astronauta ou cosmonauta, pra mim é tudo louco de pedra, prefiro ficar aqui no chão quietinho. TENHO PAVOR DE ALTURA😛

  14. O médico novo aprendeu rápido
    Um velho doutor que sempre trabalhara no meio rural, achou que tinha CHEGADO A HORA DE SE APOSENTAR DEPOIS DE TER EXERCIDO A MEDICINA MAIS de 50 anos! Ele encontrou um jovem médico para o lugar dele e sugeriu ao novo diplomado que o acompanhasse nas visitas domiciliares, para que as pessoas se habituassem a ele progressivamente. Na primeira casa uma mulher queixou-se que lhe doía muito o estômago. O velho doutor respondeu-lhe:
    – Sabe, a causa provável é que você abusou das frutas frescas… Por que não reduz a quantidade que consome?
    Quando eles saíram da casa o jovem disse:
    – O senhor nem sequer examinou aquela mulher… Como conseguiu chegar ao diagnóstico assim tão rápido?
    – Oh, nem valia a pena examiná-la… Você notou que eu deixei cair o estetoscópio no chão ? Quando me
    abaixei para apanhá-lo, notei que havia meia dúzia de cascas de mangas, um pouco verdes, no balde do lixo.
    – É provável que isso lhe deu as dores. Na próxima visita você se encarrega do exame.
    – Humm! Que esperteza! Eu penso que vou tentar empregar essa técnica.
    Na casa seguinte, eles passam vários minutos a falar com uma mulher ainda jovem. Ela queixava-se de uma grande fadiga:
    – Eu me sinto completamente sem forças…
    O jovem doutor disse-lhe então :
    – Você deu provavelmente muito de si para a igreja… Se reduzir essa atividade, talvez recupe um pouco de sua energia.
    Assim que deixaram aquela casa, o velho doutor disse para o novo:
    – O seu diagnóstico surpreendeu-me… Como é que chegou à conclusão que aquela mulher se dava de corpo e alma aos trabalhos religiosos?
    – Eu apliquei a mesma técnica que o senhor me indicou : deixei cair o meu estetoscópio e, quando me abaixei para o apanhar, vi o padre debaixo da cama…!!!

  15. Google entries q são +/- interessantes;
    suposta filha de ayrton senna (não sei de nenhuma hehe)
    de que pais é este club pos malaysia (somos do planeta terra conforme explicado no post pelo Sr. Vlcek)
    porque ninguem financia a williams f1 (temos varias teorias, uma delas pode ser o medo de perder grana hahaha)

  16. você escreve muito bem, deveria ter um blog…

    brincadeirinha!!!!!!

  17. Faltou dizer que, em 1961 eramos “só” 3 bilhões e hoje já somos quase 7 bilhões…:mrgreen:

  18. Guilherme Diniz

    O Mike deve ter o saco doendo pra caralho……

  19. Cavaleiro que diz NI!

    Ótimo simulador de corridas e di gratis.
    http://www.baixaki.com.br/download/volvo-the-game.htm

    Aí vai seu prêmio. Duda. Patrocínio da Volvo, Organizações Tabajara e F1SC.

  20. Cavaleiro que diz NI!

    “astronautas são americanos, cosmonautas são russos”, mas no final é tudo viado do mesmo jeito.

    • Cavaleiro que diz NI!

      Desculpem pelo meu jeito meio GD de ser, mas esses dois povos fizeram uma estupidez chamada Guerra Fria, (assim chamada talvez pela frescura de não guerrearem diretamente) em que envolveram meio mundo de gente. Inclusive agradeço a eles 22 anos de ditadura no Brasil.

  21. Cavaleiro que diz NI!

    “Eu vejo a pílula de Viagra, ela é linda e azul!”
    (Yuri Gargarin, 50 anos depois…)

  22. Cavaleiro que diz NI!

    Essa é velha, mas eu ainda ri assim mesmo:
    http://garagem83.com/2009/04/26/barrichello-vai-pro-espaco/

    Vai que o cambio do foguete quebra, ou falta freio, pane elétrica…

  23. Grande Mikee,

    Que bom que você esta aparecendo na comu.

    Um forte abraço.

  24. Quanto mais aprendo sobre o espaço, mais quero ficar na Terra.

  25. gostaria de agradecer ao premio dado pelo cavaleiro, e ao paulo alexandre pela citaçao ao carl sagan, me traz boas lembranças da minha infancia descompromissada.

  26. Luiz Fernando Venturelli

    uhahuahauh foda que ainda é dificil acreditar que Yuri “cagari que a parada pegou fogo e eu caí a 320km de distância da minha almofada” esteve em órbita e mais dificil ainda acreditar que os americanos foram na lua…É a mesma coisa que acreditar que não sabotavam o carro do “Bubinho” na Ferrada ou até mesmo acreditar que o Alonso realmente não sabia de nada.

    E tenho dito (THKS Brizola)!

  27. Eduardo Casola Filho

    Lindo texto, Mike. Realmente é de se pensar. Tu não perdeste a forma, rapá!

  28. Daniel Alferes

    Tou vendo que o Mike está sentindo o bichinho voltar…
    Ainda bem para ele, ainda melhor para nós.
    Grande Post.
    Deve ser realmente emocionante, e relativizante, a vista da terra do espaço…

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: