Sobre ultrapassagens, pit-stops, barbeiragens, punições e um par de bochechas


Ultrapassar é exigido, errar não é permitido

Mike Vlcek

Bom dia, Terra de Santa Cruz – agora oficialmente também detentora de “malucos que saem atirando em crianças dentro de escolas” (thanx GD). Espero que esteja tudo certinho por aí. Cá estou após o GP da Malásia para encher o saco de vocês com alguns pensamentos randômicos sobre a prova, que foi boa (e geralmente costuma ser).

A Red Bull segue sobrando na turma. “Ah, mas o Vettel não abriu muita vantagem sobre o Butão não! Eles chegaram coladinhos!” Sei… O alemão bochechudo administrou o último jogo de pneus, simples assim. Se quisesse andar no pau, abriria uma semana na frente – mas perderia essa semana ao ter de parar para um quarto set de pneus. Algo que Luisinho, aparentemente, não entendeu até agora.

Como é que Jenson Button foi parar em segundo e Hamilton, “o mais veloz” da McLata, em sétimo? A resposta é muito simples – na F1 atual, o mais veloz nem sempre é o que chega na frente. É preciso saber poupar – gasolina, pneus, câmbio, Kers, motor, até o líquido da garrafinha -, e se tem algo que o afobado Hamilton não sabe é administrar. Ontem ele foi a mais clara vítima da F1 2011, aquela em que é preciso ter cérebro para se dar bem nas provas.

É por isso que digo que Vettel é melhor que o inglês. Em termos de maturidade, ele está muito à frente. Guiou ontem como gente grande, sem acelerar desnecessariamente quando não precisava. Deu um show de maturidade também, por exemplo, em cima do companheiro de equipe Mark Webber, 11 anos mais velho e que segue gastando pneus sem dó.

Falemos agora do DRS e do maravilhoso mundo das ultrapassagens. Sim, vimos várias delas acontecerem no fim do retão, o que foi uma grata surpresa após um início cambaleante na Austrália. Sim, é desleal com quem vai à frente, mas acho que no fim das contas o saldo é positivo. Agora, vimos também muitas ultrapassagens em outros pontos do circuito, fruto, principalmente, dos pneus Pirelli. Como eu vinha dizendo, essa borracha será o fator determinante do campeonato e, além disso, nos propiciará outros bons espetáculos. Parabéns, portanto, à italianada.

No quesito pit-stops – e olha que na prova tivemos muitos e muitos -, até que a maior parte das equipes não se saiu mal, mas a Ferrada merece nota zero. Felipe Massa perdeu muito tempo em sua primeira parada e também Fernando Alonso foi vítima de uma parada mais lenta que de costume. Portanto, conspiracionistas, não comecem com teorias rebelquianas.

O brasileiro fez uma boa largada, mas seu biquinho após o GP, dizendo que “isto não pode se repetir” demonstra, de certa forma, o momento tenso que vive. Em 2008, em trapalhada muito maior da equipe (episódio da mangueira), Felipe passou a mão na cabeça de todos e sorriu. Ontem, por muito menos, teve reação bem diferente. Este é o climão que impera dentro da Ferrada em 2011. Tensão, pressão, terror, azedume.

Alonso, por sua vez, novamente largou pior do que Felipe – possivelmente o único fundamento em que é claramente inferior ao brasileiro -, e teve sua corrida arruinada ao quebrar a asa dianteira no pneu do carro de Luisinho. Não entendi, porém, as punições de vinte segundos sofridas pela dupla. Hamilton, no passado, distribuiu fechadas muito piores e nunca foi sequer chamado a atenção. Ontem, sinceramente, não vi nenhuma manobra perigosa do inglês que justificasse a pena.

Já o espanhol, na boa, não fez nada. Errou o cálculo de distância, resvalou no pneu da McLata e quebrou sua asa. O único prejudicado com a manobra foi ele mesmo, então a punição não tem o menor sentido. Em que categoria um piloto não tem o direito de errar? Ultrapassar na F1 nunca foi tarefa fácil e exigir 100% de acerto em todas as manobras é cobrar não humanos, mas robôs. Além disso, se é assim porque ninguém puniu Rubens Barrichello pela abalroada em Nico Rosbife na Austrália? Aquilo sim foi uma tremenda barbeiragem. Enfim, com ou sem ex-pilotos, os comissários da FIA seguem fazendo m… ao fim dos GPs. Quando isso irá terminar?

Resumo da ópera: gostei do que vi ontem. O campeonato caminha, sim, a passos largos para os braços do bochechudo Vettel, mas temos ao menos a promessa de corridas animadas, um bom número de ultrapassagens (mais por conta dos pneus do que do DRS) e um interessante duelo entre braço versus cérebro. Quem viver, verá.

Uma ótima semana para todos nós. Comportem-se.

Sobre Mike Vlcek

Mike Vlček é jornalista, produtor musical e compositor, e mora em Londres, Inglaterra // Mike Vlček is a brazilian jornalist, composer and music producer who lives in London

Publicado em abril 11, 2011, em F1 e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 96 Comentários.

  1. Saaaaaaalveeee!!!

    Eu continuo a minha saga, sendo expulso do quarto para assistir as corridas na sala… (não aguento mais as corridas de madrugada!!!) 😦

    Do jeito que vão as coisas, vai ser preciso um milagre para o Vettel não ser campeão esse ano, alias Bicampeão!!!
    O Rubens BarriCambio…nenhum pontinho sequer, para um carro que diziam ser bom…
    Felipe…E não é que andou bem??? Brigou pela posição, foi rapido… Assim eu gosto de ver!!!
    Button, que alguns o consideram o 1B da McLata… Chupa Hamilton!!!:mrgreen:
    Telo: Fui eu quem inventou o apelido Chapaulinho Querelado!!!😀

  2. Senna Simply The Best

    Boa Mike, muito interessante seu post!

  3. Faaala galera!!! Confesso que estava com saudade de ler um texto do Mike… mas não, não sou viúva do Sir Vlcek, ok?😀

    Bem, eu curti muito a corrida, principalmente depois daquela monotonia na Austrália… gostei, principalmente do duelo Kamui “O Mito” Kobayashi x Micheal “Tô velho, mas sou Hepta” Schumacher… ainda mais pq o Koba-san foi vencedor na disputa!! Quanto ao Massa, nem lembrava quando foi a última vez em que ele andou rápido de forma constante como andou na Malásia… se não fosse a trpalhada da Ferrada no pit (pra variar), provavelmente terminaria no pódium… ou pelo menos teria protagonizado um belo duelo com o Nick pelo 3º lugar.
    Vettel continua demonstrando que é o melhor da nova safra de campeões… pelo menos vem tendo o melhor início de temporada pós-título. E se terminar campeão outra vez, ficarei feliz… antes ele que Alonso! Rá.

    E esses pneus, hein? A Pirelli conseguiu transformar um tilketrack em uma pista cheia de pontos de ultrapassagem!!:mrgreen:
    Vlw povo!!

    • Cavaleiro que diz NI!

      Momento para descontração: um amigo aqui, não lembro o nome agora, escreveu que tudo que se relacionava a “Rose” Berg tomava outra conotação. Isto é vero, troquem outro piloto por Rosbife e vejam:

      1-“Ah, mas o Rosberg não abriu muita vantagem sobre o Butão não! Eles chegaram ‘coladinhos’ !”
      2-“Se quisesse andar no ‘PAU’, abriria uma semana na frente…”
      3-“…em cima do companheiro de equipe…”
      4-“seu biquinho após o GP…”
      5-“… (episódio da “mangueira”), Rosberg passou a mão na cabeça de todos e sorriu.”

      Tanta maldade da minha mente suja…

  4. A Malásia é, dos traçados Tilkeanos, talvez o melhor… Gosto muito da Turquia tb, e esse da Coréia é show. O resto, realmente, não dá.

    Sobre o Queixudo, convém lembrarmos q ele largou em 11º e chegou em nono. Já o Rosbife largou em nono e acabou fora dos pontos, fazendo uma corrida muito apagada.

    O cara desaprendeu a guiar? Não, o carro q é uma bomba. Só quero dizer com isso q não podemos comparar MSC com mais ninguém no grid a não ser o ROS e, ontem, MSC guiou melhor e acabou a prova à frente do Rosbife.

    Talvez, ironicamente, pq largou justamente em 11º e pôde iniciar a prova com pneus novinhos. Essa F1 de 2011 ainda não foi totalmente compreendida pelos pilotos/equipes….

    Destaque tb para o Koba-San, como vcs falaram. Porém, para mim o grande mérito dele foi ter feito o GP com apenas 2 paradas. Essa Sauber é uma donzela com os pneus. Desse jeito, parando sempre uma vez a menos q os rivais, eles vão somar pontos sempre…

    • Quem bom que apareceu Mike !! Realmente foi uma corrida interessante. O ataque com a Asa e a defesa com o Kers!! Agora eu fiquei pensando em uma coisa: Se os dois companheiros de equipe ficarem revezando posições e usando a Asa Móvel todas as voltas será que eles terão alguma vantagem com isso ?? Quantos décimos na Volta valem o uso da Asa na Reta ????
      Pode ser viagem mas fiquei pensando isso na Madrugada

    • o de abu dahbi é f*da de tão ruim, a proposito,as mudancancas no layout q eu ja ouvi se comentar na internet sera para este ano?

  5. Quem bom que apareceu Mike !! Realmente foi uma corrida interessante. O ataque com a Asa e a defesa com o Kers!! Agora eu fiquei pensando em uma coisa: Se os dois companheiros de equipe ficarem revesando posições e usando a Asa Móvel todas as voltas será que eles terão alguma vantagem com isso ?? Quantos décimos na Volta valem o uso da Asa na Reta ????
    Pode ser viajem mas fiquei pensando isso na Madrugada

  6. Ops:
    Revezando

  7. Boa corrida, uma pena o prox GP ser aquele chatissimo da China!

    Por favor, vamos logo p a Europa😄

    Obrigado pelo post, Mike o//

  8. Olá Mike, espero que esteja tudo certo!

    Dá pra dizer que esse GP foi bom por um simples fato: diferentemente da Australia eu não dormi no finalzinho da prova. Do começo ao fim o bicho pegou, e consegui ficar acordado até o final…só não resisti pra ver o pódio…hehehe. Semana que vem acho que vou gravar a corrida…assitir de madruga pra mim, é uma luta.

    E sim, os pneus realmente estão dando emoção às corridas, e por si só derrubaram a estúpida regra de uso dos dois tipos de pneus (exceto talvez pra Sauber em algumas provas), ninguém fala mais nela. E o DRS faz o seu papel, apesar de ser uma puta sacanagem com quem vai à frente, mas em retas longas é melhor do que o Kers, afinal todo mundo usa ele nos mesmos pontos, o piloto da frente e o de trás então esse trambolho não faz diferença nenhuma.

    Exceto os rubrotaurinos, que pararam de usar o sistema durante a prova por orientação da equipe, e Vettel, mesmo sem acionar DRS e Kers conseguiu administrar uma McLaren muito mais rápida de reta. Vai dar pena do resto esse ano…e na boa…torço pra esse alemão e pra Red Bull. O resto que vá chorar na cama que é lugar quente.

    Sobre Felipe…é o que já comentei aqui algumas vezes…está sentindo a pressão…sabe que o Asturiano é melhor. Como o Mike bem observou, ele está usando nesse ano peso e medida diferentes de 2008, pra falar dos erros da equipe. Na boa, não dúvido que Alonso nos bastidores da equipe, tente levá-la para o seu lado. E acho que Felipe deveria começar à fazer o mesmo. Mas não acredito 100% que o erro da Ferrada com ele tenha sido proposital, e nem que não tenha sido. A atual direção da Ferrada é tão incompentente que é capaz de o erro ter sido sim incompetência, ou até mesmo, eles tenham sido burros o suficiente para ter “conspirado” contra si mesmos…sinceramente não duvido de nada, porém isso não quer dizer que eu ache o Felipe injustiçado. Ele que brigue na equipe por seu espaço, e tente fazer algo melhor na pista.

  9. Luiz Fernando Venturelli

    ahuahuuah ta na cara que seguraram o macarrão nos boxes pro alonso passar ele, tá na cara, só não vê quem não quer!!!

  10. Salve, sir Vlcek! Fico grato a você, ao Casola, ao Trapi e a todo o pessoal por me atualizar nos acontecimentos do final de semana, pois tive visitas de fora e não consegui acompanhar nem treinos, nem corrida.
    Parafraseando o desaparecido Ylan Marcel, Vettel rumo ao tri em 2012!!!

  11. eu escrevi um monte de coisa durante a corrida. pensei repensei, montei um texto legal, ai entrei e era igual ao do Ed haha, desisto vcs são muito rapidos:mrgreen:

  12. Unicas google entries interessantes do FDS;
    fotos do piloto nico rosberg (fã é fã hehe)
    o bar ze bonito ja mudou de endereço? (essa pergunto é pro GD)
    industria auto latina de automobilismo que fez aliança estrategica (Volks e Ford)
    previsao vasco da gama 2011 mae dina (nunca funcionam)
    jair bolsonaro e esposa mulher (tem esposa homem?)
    comentário “prego que se destaca merece martelada” (será que tem gente pra vestir essa carapuça?)

  13. Galera aqui vai umas fotos da chuva de granizo aqui na minha cidade ontem.
    Meu carro ta todo zuado.
    http://bit.ly/ebdTpb

    Olha o tamanho das pedras http://bit.ly/eJdC7s

  14. “Portanto, conspiracionistas, não comecem com teorias rebelquianas.” Ora, ora, Mike… Como assim teorias rebelquianas? A conspiração ta na cara, teve até um gesto não comentado do malonso pro macarrão depois de cruzar a linha de chegada… Outra conspiração, a punição ao luisinho, lógico, aconteceu apenas porque o prejudicado foi um carro vermelho, da equipe pela qual o sr presidente da FIA (da puta) é ainda um mero funcionário. Em defesa vem a balela de que o malandro das astúrias também foi punido… foi, mas todos sabiam que não faria diferença no resultado dele, então a pena caiu apenas sobre o “pobre” luisinho-não-sei-poupar-pneu… Outra conspiração clara está na equipe do sr ross… ora, pq mesmo o rosbife não se adapata a essa carroça?? Já prevíamos isso no ano passado. Simples, pq o carro foi projetado para um certo aposentado vigarista. É a prova de que o dick é um ultrapassado, nos dois sentidos (thx Koba)… Mas no saldo final, eu curti a prova. Esse DRS é um artificalismo, mas deu um molhosinho para os GPs sem graça. Mas claro, os pEneus (Thx GB) são a bola da vez.🙂

  15. Belo post do escriba Nike,acho que a F1 atual é coisa para criancinha e viadinho,daqui a pouco a FIA da PUT@,vai tá igual a CBA,só fazendo pirulito para todo mundo chupar

  16. Cavaleiro que diz NI!

    Olá, Mike… Mike?! Who? Hehehe… Seja bem-vindo. Eu sabia que você iria imitar seu, ex-aposentado, ídolo alemão. Eu me tornei alcoolátra depois que abriram o buteco, poxa, eu só vejo nome de vodka em tudo: VodkaFone (Vodafone), Vodkacek, etc.
    Meus, o Brasil também é o país da imitação. Era o que eu temia, já teve outro maluco que saiu atirando a esmo, em Sampa. Trágico…

  17. Cavaleiro que diz NI!

    Momento para descontração: um amigo aqui, não lembro o nome agora, escreveu que tudo que se relacionava a “Rose” Berg tomava outra conotação. Isto é vero, troquem outro piloto por Rosbife e vejam:

    1-“Ah, mas o Rosberg não abriu muita vantagem sobre o Butão não! Eles chegaram ‘coladinhos’ !”
    2-”Se quisesse andar no ‘PAU’, abriria uma semana na frente…”
    3-”…em cima do companheiro de equipe…”
    4-”seu biquinho após o GP…”
    5-”… (episódio da “mangueira”), Rosberg passou a mão na cabeça de todos e sorriu.”

    Tanta maldade da minha mente suja…

  18. Guilherme Diniz

    Não achei graça nenhuma na ironia no começo do post. Desnecessária, com uma coisa sem precedentes pra nós!

  19. Parece que vai ser interessante esse negócio da asa, torna a coisa um pouco artificial, mas com a configuração dos carros e das pistas hj, o jeito é dar artifícios para os pilotos, e mexer em algo que faça diferença no desempenho do carro, como a borracha que eles calçam.

    Agora o problema de 2011 é: quem vai superar o Vettel?

    • Acho que esse problema de superar o Vettel não vai ser somente em 2011… Imagino que ele ainda não está no auge da carreira, não esta maduro o suficiente, isso ainda vai acontecer, posso estar sendo muito otimista ou louco, mas estamos olhando para o futuro grande gênio do automobilismo, pois penso que quando ele estiver “no auge” e com um carro que lhe de condições, não vejo ninguêm que consiga segura-lo e provavelmente teremos uma nova hegemonia alemã na F1!!!

    • Calma, não priemos cânico (ainda). Tem um par de McLatas babando🙂

      • Não,~o que eu disse independe desse ano ou não, isso que estou dizendo é em relação ao alemãozinho, pode ser que ele não ganhe o titulo esse ano, mas quanto ao seu talento isso não existe nenhuma duvida!!!

    • As Mclatas podem vir fortes, mas ai qdo a coisa for “no braço”, eu acho q o Vettel dará uma lavada em Luisinho e Butão.

      • Concordo em gênero, número e grau. Vettel já é genial. Em breve será gênio. E o melhor de tudo: um bom sujeito, como um certo Ayrton.

  20. Telegrama de divorcio

    Uma mulher foi transferida para trabalhar em outra cidade. Depois de alguns dias, mandou um telegrama ao marido que dizia:

    ‘FAVOR, ENVIAR URGENTE DOCUMENTOS PARA O DIVÓRCIO. ENCONTREI UM COMPANHEIRO IDEAL QUE POSSUI AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO NOVO VECTRA DA CHEVROLET’

    Curioso, o marido vai a uma concessionária e pergunta ao vendedor quais as características do tal carro.
    Ele responde:
    É MAIS POTENTE, MAIS COMPRIDO, MAIS LARGO, MAIS RÁPIDO NA SUBIDA, MAIS BONITO E NÃO BEBE MUITO.

    Duas semanas depois, é ela que recebe um telegrama do marido dizendo:
    ‘MANDEI OS PAPÉIS DO DIVÓRCIO. ASSINE RÁPIDO!!! ENCONTREI UMA COMPANHEIRA IDEAL. REÚNE TODAS AS QUALIDADES DA NOVA CHEROKEE.’
    Curiosa, a mulher vai a uma concessionária e pergunta sobre o tal carro.
    O vendedor responde:
    É MAIS RESISTENTE, SUPORTA MAIS PESO, TEM LUBRIFICAÇÃO AUTOMÁTICA, A CARROCERIA É NOVA E MAIS ARREDONDADA, É MAIS BONITA E CONFORTÁVEL, POSSUI AIR-BAG DUPLO, MAIS SILENCIOSA, NÃO VAZA ÓLEO, É MAIS ECONÔMICA E AINDA ACEITA ENGATE NA TRASEIRA.

  21. Era vettel x Red. Bull. Assim como tivemos Senna/Prost x Mclaren Schumacher x Ferrari

  22. Muito cedo para dizer que Vettel vai levar fácil o campeonato. Até agora ele não levou pressão nenhuma. Vamos ver quando levar!
    A Mclaren melhorou muito e Alonso já provou que sabe o que está falando (vide o campeonato do ano passado).

  23. Eduardo Casola Filho

    Excelente post, Mike, sempre na velha forma!

    E vpcê ficou no laptop e nem pra dar um “oi” no GP Chat? Apareça lá, quem viu se divertiu!

  24. Eduardo Casola Filho

    Para descontrair!

    Dançarino de boate gay….

    *Essa você tem que repassar para todo o Brasil. É uma obrigação.

    A professora pergunta na sala de aula:
    – Pedrinho qual a profissão de seu pai?
    – Advogado, professora.
    – E a do seu pai, Marianinha?
    – Engenheiro.
    – E o seu, Aninha?
    – Ele é médico
    -E o seu pai, Joãozinho, o que faz?
    -Ele… Ele é dançarino numa boate gay!
    – Como assim? (pergunta a professora, surpresa)
    – Fessora, ele dança na boate vestido de mulher, com uma tanguinha minúscula de lantejoulas ; os homens passam a mão nele e poem dinheiro no elástico da tanguinha e depois saem para fazer programa com ele.
    A professora rapidamente dispensou toda a classe, menos Joãozinho
    Ela caminha até o garoto e novamente pergunta:
    – Menino, o seu pai realmente faz isso?
    – Não, fessora. Agora que a sala tá vazia, eu posso falar :
    Ele é Deputado Federal….. Mas dá uma vergonha falar isso na frente dos outros !!!

    E não esqueça:

    “O Congresso Nacional é um local que:
    se gradear vira zoológico,
    se murar vira presídio,
    se colocar uma lona em cima vira circo

  25. Enquanto Newey estiver na Red bull, ela vai destruir a concorrência.

    E Vettel vai ser o novo Schumacher, só que com mais talento.

  26. Eduardo Carvalho

    Acho que ainda é cedo para afirmar que Vettel será hegemonico na F1, apesar de desde o ano passado ele ter se mostrado infinitamente mais rápido que todos (ou será só pelo carro?).
    Porém digo uma coisa, se ele se confirmar na atual posição, creio que seria sim digno de comparação com os melhores de todos os tempos (senão o melhor) visto a concorrência de sua época (algo que Schumacher nunca teve, por exemplo).

      • Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, porém com alguma verdade.

      • É, o Hamilton é melhor que o Mika, o Button é melhor que o Coulthard, o Webber é melhor que o Raikkonen, tinha Barrichello, Montoya, queria saber o porque destes adversarios do Vettel serem assim “tão superiores” aos adversarios do Queixudo, alguem poderia me explicar???

        • Simples – o Queixudo assumiu o posto de um tal Silva quando este, azarado, estatelou-se no muro.

          Depois, o mesmo Queixudo montou ao lado dos escudeiros Rory Byrne, Ross Brawn e Jean Todt, uma equipe vencedora dentro da então hiper-desorganizada Ferrari. Ganhou lá muitos títulos ao lado de um brasileiro, ótimo piloto, mas um pouquinho inferior – pouquinho o bastante para que, no somatório de 18 corridas em uma temporada, terminasse sempre atrás do supracitado Queixudo.

          Daí neguinho ficou com raiva por tabela. Morte do Silva + surra eterna no sucessor do Silva.

          O ódio do brasileiro médio em relação a Michael Schumacher é totalmente irracional, mas compreensível quando se vê como a TV brasileira tratava tanto o Silva qto Rubens, o messias salvador da pátria. Deu no que deu.

          • Eduardo Carvalho

            calma mike, não é bem assim. Se queres saber, sou fã do senna e sinto falta de sua época. E sempre achei o Schumacher um grande piloto, apesar de meio vigarista.
            Só penso que os pilotos daquela época não são metade de um hamilton, alonso e kubica.
            Ah, e nunca gostei do rubens gonçalves, sempre o achei mediano (nunca o vi como salvador de m*rda nenhuma).

          • A questão é a seguinte irei repetir minha opinião sobre schumacher ele era bom piloto mas tinha muita ajuda da ferrari o oponente que fazia frente a ele aposentou cedo leia-se mika hakinnem !!!!!! o zé ruela do colombiano quando estava em uma boa equipe resolveu fazer cagada nesses tempos de ouro de schumacher os dois caras que poderiam fazer frente a ele sairam cedo da f1!!!!!!!!!!!! Isso o ajudou muito a conquista 7 titulos

          • Pode crer, o Montoya poderia ter feio frente, mas demorou um pouco pra domesticar o carro, batia muito…

        • Eu concordo plenamente, mas acho dificil mais alguem concordar…

  27. Galera, hoje não teremos post. Não ha novidades e estamos todos mais enrolados que minhoca no macarrão.

    Alias, sabe o que a minhoca disse qndo caiu no macarrão?
    “Oba! Suruba!”:mrgreen:

  28. Mike e a todos, sera que o nelsinho nao merecia outra chance numa boa equipe, ja que comparando Alonso x Piquet e Alonso x Massa a diferença sempre girava e esta girando em 0,3 a 0,5 seg. Sem contar com a maior inexperiencia do Piquet. Dessa forma seu desempenho me pareceu ate bom.

    • É claro que merecia. Vi ele dando couro no Cirilo na GP2…couro brabo. Bem mais louco q o pai, por isso bateu algumas vezes e perdeu o campeonato. Mas na pista, ele deu couro no Cirilo. Poderia estar num cockpit, desde que nao seja junto com Alonso, Queixudo ou Cirilo. Esse 3 sabotam seus companheiros de equipe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: