RIP Gustavo Sondermann


Por Eduardo Casola Filho

Vá em paz, Sondermann

Desculpe por cortar a ordem das coisas, mas o motivo é importante.

Durante uma etapa da Copa Montana, categoria de acesso à Stock Car, em Interlagos, o paulista Gustavo Sondermann sofreu um grave acidente na curva do Café, após se enroscar com Pedro Boesel, filho do ex-piloto de F1 e Indy. Sondermann foi levado ao hospital com parada respiratória e fratura craniana. O Dr. Dino Altmann, responsável pelo atendimento no autódromo, até mesmo no GP Brasil de Fórmula 1, mas não conseguiu reverter a situação. O piloto não resistiu aos ferimentos.

É a segunda tragédia em pouco mais de 3 anos na mesma condição. Em dezembro de 2007, Rafael Sperafico morreu num acidente parecido na mesma curva. Ironicamente, Gustavo era o companheiro de equipe de Sperafico naquela temporada.

Novamente é preciso rever os conceitos de segurança na categoria e no autódromo. Pilotos já questionam a forma como foi o acidente, pois não é a primeira vez. E como já há a preocupação até mesmo na F1, como Vettel já tem ventilado, acho importantíssimo que a questão de segurança seja revista, por mais que o automobilismo seja um esporte de alto risco e a necessidade de circuitos que permitam emoções é importante, é preciso que seja feito de uma forma para evitar tragédias, para não voltarmos a ver o esporte ter essas manchas negras.

Embora, para ser franco, como o automobilismo brasileiro está sendo tratado de uma forma tão largada, não creio que a CBA e os organizadores das categorias mudem agora, sendo que poderiam ter mudado antes e nada substancial ocorreu. É uma situação complicada que não vai deixar de ocorrer.

Todas as condolências do F1 Social Club à família e aos fãs. RIP Gustavo Sondermann.

Publicado em abril 3, 2011, em Automobilismo, Diretoria e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Grande post, Casola. Fez bom uso do poder de postar. Vc será um grande jornalista.

    Um dia negro para o automobilismo brasileiro…

    RIP

  2. Lá do Blog do Fábio Seixas. http://vimeo.com/20247765

  3. Realmente triste…
    Minhas condolências.

    (Eu penso que a CBA só vai tomar alguma medida drástica quanto à segurança nas pistas se um dia morrer algum piloto dos ditos “top” – o que acabaria de vez com o pouco de imagem que resta da entidade)

  4. Isso só representa o quanto nossa segurança é levada a sério… Ridículo.

    • O que me deixa puto é que esse problema já existe a tempos e a CBA não faz nada. A curva do café, para carros stock, é mortal do jeito que está. E a solução é tão simples que me dá raiva. Basta afastar o muro e pronto. Maior área de brita, muro mais longe, pronto. Carros de formula, protótipos, não tem tanto problema de aderência por lá, mas os stock tem.

      Ë foda…

      • É inaceitável não timar essa medida. Por que deixar assim?
        Fora isso, pra ser um esporte seguro mesmo (claro, sempre vai ter como dar alguma tragédia, mas diminui bastante), só com os pilotos controlando os carros por controle remoto, nos boxes, como se fosse um jogo. Parece esdrúxulo? Pode ser, mas não é algo impossível. Não vejo nada contra; a favor, que os pilotos não precisariam mais arriscar a vida para competir, e isso poderia melhorar o espetáculo (os caras iriam arriscar mais, azar do orçamento da equipe).

  5. É de jornalistas como você que o Brasil precisa, nobre Eduardo. Parabéns pelo post. Da mesma forma, condolências à famila do jovem piloto. É realmente uma tragédia, porém, pilotos às vezes morrem na pista. Não tenho conhecimento técnico suficiente para afirmar se isso poderia ser evitado, por isso acredito na opinião de vocês sobre o assunto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: