Momentos Históricos da Formula 1 – GP Long Beach 1980


Largada do GP de Long Beach, 1980

No dia 30 de Março, a exatamente 31 anos, era realizado o GP de Long Beach de Formula 1 de 1980. Os treinos foram completamente dominados por um jovem, Nelson Piquet, que cravou o tempo de 1:17.694′, simplesmente 1 segundo mais rápido que o segundo colocado, René Arnoux. O único susto de Piquet, durante o warm-up de domingo, foi uma batida com Derek Daily, mas o carro resistiu e alinhou pra correr. Fittipaldi, correndo com a sua própria equipe, a Fittipaldi-Ford, largou na última posição, em 24.

Na corrida, Nelsão largou bem, e se manteve na dianteira por todas as 80 voltas, chegando a tirar o pé no final e deixando alguns retardatários passa-lo. As emoções ficaram por conta do pelotão intermediário. Logo na primeira curva já ficaram dois, entre eles Mario Andretti. Na volta 4, mais pancadas. Bruno Giacomelli dançou e levou com ele Carlos Reutemann, Eddie Cheever, Elio de Angelis e Jean-Pierre Jarier. Uma cagada enorme…

Uma briga boa foi a briga entre Regazzoni, Fittipaldi and Watson, tendo o velho Rato como vencedor. Após inumeros acidentes e abandonos, Emerson se viu em terceiro, depois do acidente de Regazzoni.

O acidente de Regazzoni

Na volta 51, Clay Regazzoni perdeu os freios e foi de encontro ao muro, feio. Emerson se recordando do momento, chegou a declarar que achava que o velho Clay não teria resistido a pancada forte. Regazzoni sobreviveu, mas teve sequelas na coluna e nunca mais pilotou.

No final, vitória tranquila de Nelson Piquet, seguido por Ricardo Patrese da Arrows e Fittipaldi.

O Pódio

Naquela corrida, Piquet vencia pela primeira vez uma corrida de F1. Foi também o último pódio de Emerson Fittipaldi, que se aposentaria ao final daquela temporada, passando o cetro para um futuro campeão. Um campeão saia de cena, enquanto outro futuro campeão chegava. Começava a era Piquet. E foi também a última corrida do grande Clay Regazzoni. Um momento histórico!

por Trapizomba, o historiador

Publicado em março 30, 2011, em F1, Momentos Históricos e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 55 Comentários.

  1. Somente uma correção, o Mario Andretti já tinha feito temporadas completas, pois ja tinha sido campeão do mundo em 1978!!!😀

  2. Eduardo Casola Filho

    Foi uma grande corrida. Um momento e tanto.

    Agora, primeira temporada completa do Mario Andretti??? Nem quando foi campeão em 1978 ele correu todas as corridas?

    E deixar um registro do post anterior, que esse foi bizarro!:mrgreen:

    O site WTF1 fez uma comparação entre Star Wars e F1.

    http://continental-circus.blogspot.com/2011/03/que-forca-esteja-com-formula-1.html#idc-container

    Estranha a comparação do Queixudo com o Mestre Yoda, mas a vaga de Darth Vader tava reservada ao Alonso… E o Rosbife de Princesa Lea?

    http://wtf1.co.uk/post/4158203145/may-the-force-be-with-you-f1-world-meets-star-wars

  3. Esses posts saudosistas são legais. Vejo essa foto da largada e dá uma saudade danada desses circuitos feios. Circuitos com cara de circuito.
    Esse final de semana dei uma olhada na Indy. Apesar de não achar mais divertido que a F1, tem mais cara de corrida.

  4. O ÂNUS DO GAÚCHO

    O ânus de um gaúcho resolveu fazer um passeio pelo corpo do indivíduo.

    Ao subir tripa a dentro, já de início encontrou o intestino e perguntou:

    – Como estás, Amigo?

    E o mesmo respondeu:

    – Bah, tchê, não muito bem, esse gaúcho come demais, e quem sofre para segurar a bosta sou eu.

    Continuando o passeio o ânus chegou nos rins e perguntou:

    – Como estás Amigo?

    E os rins também reclamaram do gaúcho, dizendo:

    – Este gaúcho toma muito chimarrão, tchê, e às vezes sofro para filtrar toda aquela água quente.

    E o passeio continuou dentro do corpo, encontrando o estômago, efetuou a mesma pergunta:

    – Como estás Amigo?

    E o mesmo respondeu:

    – Estou muito cansado pois este gaúcho come muito churrasco, e tenho que trabalhar o dia todo para dissolver a carne.

    Lá pelas tantas depois de cumprimentar quase todo os órgãos, foi passando pelo coração e nem olhou.
    O coração por sua vez gritou:

    – Não vai me cumprimentar, tchê?

    E o ânus olhou firme e com cara de azedo e respondeu grosseiramente:

    – Vai se foder, tchê! Pois quando tu te apaixonas, quem leva ferro sou eu!

  5. Ae galera, esse cara já mandava um recado pros 1B brasileiros na F1: “O primeiro é o primeiro, o segundo não é nada!!” By Sidnelson.
    http://migre.me/49aDn

  6. Aproveitando a onda nostálgica, assisti ainda agora o filme de Senna. Recomendo. Muito boa a edição e os depoimentos também.
    A melhor cena, com certeza, foi a de Piquet falando no briefing do GP de Suzuka de 1990.🙂

  7. Euclides Palhafato (Perro de Cofap)

    Desculpa cortar o barato dos Piquetistas aí, mas olha só:

    A coluna papo cabeça deve ser eliminada? Sim, ou não? Nova enquete.

    como qdo o bidart disse q sp é mais separatista q o rio grande, quer dizer, na beirada do absurdo, eu digo q a F1 perdeu pra sempre sua última grande cabeça, o Robert C’beetça… e agora???? Nova enquete:

    Quem é o novo cabeçudo?

    • shumacher se a parte de baixo da cabeça vale na conta, ja ganhou!
    • Javier Petrov Bardem
    • Webber squarehead Couthard sucessor

  8. Cavaleiro que diz NI!

    Grande Emerson! Sair por último, com uma bomba ambulante chamada “Coopersucar-Fittipaldi”, não era para os simples mortais que vemos hoje na F1. E o mais engraçado é que o Nelsinho (o agora Nelsão era assim chamado na época) nem corria com os aerofólios dianteiros. Coisas do efeito asa?

    • pode crer…Ele tava na dele, mas eventualmente os carros da frente foram batendo e saindo. No final ele sacou que dava e meteu o pe’ e acabou entrando nesse MOMENTO HISTORICO!!!!!!!!!!!!

  9. O Barrica passou o cetro de piloto 1B para o Canelone. Moral da história: os brazucas continuam transmitindo cetros uns para os outros na formula1, mas com uma letra diferente daquela que se costumava usar antigamente.

  10. o trapizomba só coloca post historicos sobre o piquet, hahahaha.

  11. EXTRA EXTRA
    McLaren lança seu novo veículo:
    http://venge.specialized.com/

  12. Ótima pesquisa do nosso historiador trapizombante…

  1. Pingback: Pintando o sete: anos de McLata | F1 Social Club

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