Momentos Históricos da F1: GP dos EUA de 1990 – Pega entre Senna e Alesi, Brilhareco da Pirelli e otras cositas mas


Por Eduardo Casola Filho

Grande corrida

Salve galera! A temporada de 1990 começava ainda em ebulição por conta do final conturbado do ano anterior. Jean Marie Balestre quase barrou Ayrton Senna por conta de toda a celeuma do GP do Japão, o brasileiro teve que se “desculpar” para poder correr e evitar a cassação da super-licença. Na temporada muitas mudanças de equipe ocorreram: Alain Prost foi para Ferrari, correr ao lado de Nigel Mansell e no seu lugar a McLaren foi Gerhard Berger. Nelson Piquet trocava a bomba que estava a Lotus pela Benetton. Enfim, naquela corrida foram 14 trocas de pilotos.

Na classificação, por ser um circuito de rua e pela diferença de asfalto, os pneus Pirelli se adaptaram melhor que os Goodyear e isso embananou totalmente a classificação. A pole de Berger até era normal, mas depois três carros de Pirelli: A Minardi de Pierluigi Martini (unica vez na história que tanto piloto como equipe, largaram na primeira fila) a Dallara de Andrea de Cesaris e a Tyrrell de Jean Alesi. Outras aberrações no grid foram o oitavo lugar da Osella de Olivier Groulliard atrás de Senna, Piquet e Prost e o 16º do brasileiro Roberto Pupo Moreno com a carroça da Eurobrun-Judd, largando na frente de Mansell!!!

Na largada, todo mundo esperava o Geraldo disparando, mas foi aí que o Alesi resolveu aparecer, já botando a Tyrrell na frente, enquanto Martini ficava para trás e via o sonho de Cinderela acabar ali, mesmo chegando em sétimo na corrida, fora dos pontos. Berger na tentativa de se aproximar começou fazendo bobagem, rodou sozinho e acabou nos pneus. Senna pulava para segundo e De Cesaris segurava Piquet, Thierry Boutsen, da Williams e Prost. Nelsão fritou os pneus umas três vezes para não bater no De Crasheris enquanto o belga perdia a posição para o Professor depois que o Geraldo que ainda tinha voltado a pista várias voltas atrás o atrapalhou, mas para o Prost não adiantaria muito, pois desde o começo da corrida o motor V12 vivia fumando, uma hora o francês ficou lento e teve que parar. Piquet precisou parar pelo excesso de freadas e perdeu a posição para Boutsen.

O climax da corrida veio na volta 34. Com o desgaste dos pneus, a força da McLaren  de Senna foi se aproximando de Alesi, na reta dos boxes tentou a ultra-passagem mas na curva seguinte,  o francês botou por dentro e deu o troco. Na volta seguinte,  Alesi ficou encaixotado na Brabham do obscuro suíço Gregory Foitek. Senna se aproveitou e passou de novo, mas desta vez fechou a parte da pista onde Alesi o passou, mesmo assim o francês não desistiu e tentou passar de novo mas no fim o brasileiro levou a melhor.

No fim da corrida, um show pirotécnico de Mansell. O leão já estava em 5º e partia pra cima de Piquet, mas no fim da reta o V12 da Ferrari soltou uma bela labareda e com o óleo caindo na roda a Ferrari rodou, Mansell conseguiu segurar  o carro e evitar o acidente, de forma magistral, mas para a Estaberria de Maranello era o fim da corrida.

No fim, Senna conduziu tranquilo até a linha de chegada conseguindo a 21ª vitória da carreira, seguido por Alesi, Boutsen, Piquet, Stefano Modena, da Brabham e Satoru Nakajima, que estreava na Tyrrell, nos lugares pontuáveis. Moreno levou o carro à13ª posição, 5 voltas atrás, ainda na frente de Maurício Gugelmin, que ficou mais uma volta atrás com a Leyton House cheio de problemas, em nada parecendo com um carro criado por Adrian Newey.

Fonte Continental Circus e Wikipedia

E um vídeo com os melhores momentos com narração do GB!

Publicado em março 22, 2011, em F1, Momentos Históricos e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Eduardo Casola Filho

    Antes de mais nada, valeu pelo apoio galera. Andei o dia inteiro fora, e pela quantidade de votos, pelos ajustes, que melhoraram o leiaute, e por postareste que estava la no draft. Valeu mesmo. Um apoio e tanto!😉

  2. Belo Post e bela homenagem ao homem que completaria 51 anos ontem, essa ultrapassagem no Alesi foi sensacional!!!😀

  3. Pena que um cabra da peste ja’ meteu outro post…😦

    Esse pega foi legal mesmo. O Alesi era uma promessa mesmo, mas nao era politico.

    Grande post Casola

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: