Borracha e cangurus.


Bom dia amigos.

Faltando apenas três dias para o início dos treinos oficiais para o GP da Austrália, aumenta a expectativa do que veremos nas pistas e principalmente nos boxes essa temporada.

Durante toda a pré temporada, vimos inúmeros comentários a respeito da durabilidade dos pneus Pirelli, de volta à F1 após 20 anos (sua última temporada foi em 1991).

Pilotos reconhecidamente mais agressivos como Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Nico Rosberg criticaram veementemente os compostos devido ao alto desgaste, o que proporcionará um maior número de pit-stops. Mas será que isso realmente é ruim?

Não exatamente nessa ordem!

Stefano Domenicali, em entrevista, afirmou que o fato de ocorrerem mais pit-stops diminuirá a importância da classificação e da posição no grid de largada. Vou mais além e afirmo: a depender da diferença de velocidade entre um carro e outro (óbvio que não iremos comparar uma Red Bull com uma Hispania!), o que irá realmente contar serão os fatores equilíbrio do carro e a gentileza dos pilotos com a borracha: pilotos gentis em equipes médias como Barrichello e Heidfeld poderão se dar bem e beliscar alguns pódios, por exemplo.

O fundamento para esse tipo de afirmação é simples: 1 pit-stop a menos significa algo em torno de 20 segundos a menos, o que compensaria, em teoria, a diferença de velocidade entre alguns carros.
Como não temos a real dimensão de quanto desgaste cada conjunto carro-piloto terá a cada corrida, podemos ao menos sonhar com a seguinte situação: Ferrari com um carro super rápido tendo que fazer quatro pit-stops e a Williams com um carro bem equilibrado tendo que fazer apenas duas paradas. Seria algo fantástico, não é mesmo?!

Publicado em março 22, 2011, em F1. Adicione o link aos favoritos. 44 Comentários.

  1. Achei que o Rosberguinho era gentil com a borracha, hehehehe…

  2. Fala pessoal !

    Eu também acredito que o desgaste mais alto dos pneus deixará as corridas competitivas, mas também entendo a reclamação dos pilotos, se fosse comigo eu ia ficar muito puto também.

    Quando estou pilotando (virtualmente) nunca consigo economizar a borracha, toda vez que tentei sempre fui muito mais lento e no final a economia não era tão grande assim.

    O problema maior é que a F1 não tem mais reabastecimento, quando há, voce pode usar a tactica de largar com os compostos mais duros e com o tanque cheio

    Gosto de assistir pilotos agressivos como o Kobayashi e demais, porém admiro muito o Jenson Button, acho incrivel como ele consegue ser rapido sem esfolar os pneus

    Abraços

  3. Olha, se isto for péssimo para a ferrada, parabéns para a Pirelli. Com Malonso na estrebaria eu eu torço contra até de madrugada.

  4. E o povo ta sumido hein!
    Eu não uso pirelli nem no meu carro, então deve ser uma merda tb na F1.

  5. O que achei legal nesse lance dos pneus é que abre um leque de oportunidades, pelo menos em teoria. Fico imaginando seriamente se a Williams tem um carro muito equilibrado como dizem. Ela teria, ainda teoricamente, condições de fazer um ou dois pits a menos. E possivelmente teria que aguentar pressão de uma Red Bull ou Ferrari no final da corrida. Seria fantástico e ajudaria, pelo menos ao meu ver, a acabar com a artificialidade criada com o kers e a asa móvel, que espero que sejam banidas antes do final da temporada.

    • Só tenho uma dúvida…
      Vc não acha que se o Kers e a asa movel gera uma ultrapassagem “artificial”, então como fica ganhar as posições no box e não na pista??
      Daki a poko, vamos ter campenato de pit-stops ao invés de campeonato de pilotos…
      Acho mais artificial ainda…
      Deveriam criar regras para que as disputas fiquem dentro das pistas, isso sim…

      Abç

      • Roger, é uma boa questão a que você levantou. O que eu vejo, e claro que é uma opinião particular, é que dessa forma existem mais opções. Por exemplo: Massa não reclamou dos pneus e Alonso sim. Quer dizer, dentro da mesma equipe podemos ter um piloto que pare 3 vezes e outro, que prefira poupar pneus e ser mais cauteloso, parando duas vezes; no fim, os dois terão chances de ganhar.

        Pra mim, artificial é você correr com um pneu que poderia durar uma corrida inteira e ter que trocar por força de regulamento, como foi na temporada passada.

        A questão não é ganhar nos boxes, o que realmente poderá acontecer. Mas veja também a hipótese de um carro estar em primeiro, com pneus velhos, a 30 segundos do segundos do segundo colocado, com pneus novos, faltando 10 voltas. E o segundo colocado tirando 4 segundos por volta. E aí? O que ele faria?

        Entendeu meu ponto de vista? Claro que tudo isso são conjecturas, mas que seria interessante, seria!🙂

        Abraço, cabra!

  6. Salve!!!

    Eu estou muito ansioso para o primeiro dia de testes e para o Treino Oficial, agora eu quero ver quem é quem, se esconderam o jogo ou coisa parecida, estou rezando pra esse negocio dos pneus influenciar nas corridas e até mesmo nas vitorias, hoje meu piloto favorito (Button) é especialista em economizar pneus, vamos ver se ele faz valer essa sua experiência para buscar o Bicampeonato!!! 😀

    Ps: E concordo que o Barrichello pode se dar bem com isso, mas ainda não acredito na Williams, tomara que o carro seja bom… :mrgreen:

  7. Vou dar um pitaco aqui, posso tchurma? Ninguém vai nem notar a tal asa nos treinos e/ou na corrida. Ninguém vai se lembrar do Kers depois da largada.

    Todos irão falar o tempo todo nos pneus, q são realmente a única coisa q importa nesse princípio de temporada, quando todo mundo não sabe bem o q esperar, q estratégia adotar e quantas vezes parar.

    Aproveitemos, pois não irá durar muito tempo essa fase de aprendizado. Uma vez q os times entendam perfeitamente os compostos, a coisa vai ficar mais monótona. Aí sim, pode ser q a tal asa crie alguma polêmica.

    Por hora, dá-lhe Pirellis. Eles são a estrela do espetáculo. Beijundas.

    • Guilherme Diniz

      A inglesinha tá dormindo de calça jeans, é?

    • qm é vivo sempre aparece….

      Só no aguardar pro campeonato comecar

      um video legal pro pessoal ver.

    • Fala escriba…

      Na primeira porrada que um novato der pq tava se enrolando com os botões, asa móvel, celular tocando e o escambau, aí neguin vai se tocar.

      E os pneus, bem quando Barrica rrrrrrrrrrrasgar na reta de Melbourne 1 segundo mais rápido que os outros e seus pneus ainda em boas condições, aí será legal demais….

      • Concordo com que o Presidente, ex-escriba, ukeleleiro, marciano duma figa sem patriotismo falou!!!😀 :mrgreen: 😈
        Nas primeiras cinco ou seis etapas será um deus nos acuda nos boxes por causa dos Pneus, mas quando todos começarem a se acostumar vai acabar a graça, e digo mais, pode ser que algum piloto se de tão bem com os pneus que pode acabar ganhando as cinco primeiras corridas e depois só administrar o resultado pra ser campeão como aconteceu com o famoso difusor em 2009, não excluam essa possibilidade!!!

    • Eduardo Casola Filho

      Fala, Mike! realmente você tem razão. Esse chororô é ainda a falta de costume com os pneus. Espero que esse efeito torne as corridas atraentes de verdade.

    • Caraca, ele voltou, o carioca voltou novamente. Mas tá me devendo uns 14 FALANDO DIFÍCIL. Vou te dar uma canseira danada, Sr. Vlcek, até vc postar pelo menos esta parte do seu blog. Já captou a msg ou preciso continuar repetindo? Abração.

      • bicho, os textos do Falando Dificil dão um trabalhão de serem produzidos. Nem vou te enganar, não pretendo escrever um desses tão cedo…

        • É por isso que estou te dando uma canseira. Outras matérias, gotículas, excruvisas, etc…eu consigo alhures. mas FALANDO DIFÍCIL, vc é a fonte cara. Seguura firme que vou continuar passando a espora. rsrsrsrsrs. Abração.

  8. Cavaleiro que diz NI!

    Belo texto. Gostei do novo design e queria saber se esta fonte aqui é a “times roman”, acho que está até melhor que a dita cuja.

    Vida longa a Pirelli e o equilíbrio que os pneus podem gerar!

  9. Bom tomara que o Alonso se f…., e o resto vamo ver no que dá.

  10. Crise faz Hispania perder funcionários e time fica à beira da falência, diz site
    Segundo o site holandês ‘F1 Today’, um funcionário não identificado da Hispania afirmou que a equipe atravessa grave crise financeira e já perdeu cinco engenheiros. A fonte revelou que as alegações de que os amortecedores do F111 estavam retidos na alfândega eram falsas

    http://grandepremio.ig.com.br/formula1/2011/03/22/crise+faz+hispania+perder+funcionarios+e+time+fica+a+beira+da+falencia+diz+site+10387368.html

    • Eduardo Casola Filho

      A paida do dia da HPV! Que pode ser a última…

      Surpresa? Bah!

    • Intrigante é que não aparece ninguém querendo comprar a finada hpv…Onde estão piquet, vileneuve, e aquelas equipes que disputaram o direito de entrar na F1 em 2009? Ou era falácia do anãozinho de jardim ou o fracasso de quem entrou pos os pés no chão dos quem ainda estão de fora. É amigo, sem redução de custos a F1 vai pro ralo rapidinho ou então as poderosas terão que colocar equipes satélites = na motoGP para ter um grid razoável. E tome equipamento antigo nas mãos de pilotos de aluguel.
      Mas se quizerem diminuir custos é possível sim com algumas poucas canetadas. Senão vejamos:
      1) pneus de rua, aqueles usados nas bugatti, veyron, koennisseg, etc
      2) telemetria zero tb do carro para o box. Só o piloto cuida da bagaça.
      3) Somente 2 mecânicos em cada pneu nos pit stops.
      4) fibra de carbono somente no chassi
      5) zero botão no volante. Nada de regulagens a todo instante.
      6) freios cerâmicos, ou vc se esqueceu do item 4? Há
      7) ??????? Manda a sua sugestão aí tb mano.

  11. Eduardo Casola Filho

    E uma coisa que ando matutando: Teremos GP Chat???

    • O imbecil em dia de mãe dinah. Uma rajada de metralhadora e os bolivianos fariam o maior carnaval d mundo, desbancando o Brasil nesta festa momesca.

  12. Eduardo Carvalho

    E aí galera! Aqui, só pra esclarecer, este blog por um acaso é a sequel oficial do formulauk???
    Mesmo não sendo, gostei do material. Considerem este que vos escreve mais um integrante da nova fufada.

  13. Viram o site novo de F1 em português q surgiu na internet?

    http://www.totalrace.com.br/site/

    Não gostei do tom arrogante do Livio na coluna de abertura. Concordo q FG e a tropa da KGB são prepotentes, mas ele não ficou muito atrás. Só cobre as corridas in loco pq o jornal q o banca tem cacife para isso. Aí é “mole”.

    Enfim, vale a pena visitar, mas resta sabermos até q ponto irão colocar o salto alto. Fiquemos de olho.

    • Acabei de ver a coluna desse cara, ridiculo!!! Será que ele nunca viu o Rafael Lopes, Lito Cavalcanti, Mike Vlcek, Fred Sabino??? (Jabá detected)😀 Tem que ser in loco pra ter informação de qualidade??? Com muito prazer, nunca mais entro nesse site!!! Quero que ele se dane!!!👿

      • Pois é, o cara misturou alhos com bugalhos. Enfim, o “povo” dará a resposta. Antipatia se ganha fácil, cumplicidade é um trabalho q leva anos. A conferir.

        • Você que o diga, né, meu sumido amigo. Por essas e outras que eu só frequentava o FUK e agora só o F1SC.
          Beijunabundas!

          P.S.: Aparece no MSN, porra!

  14. Tou há mais deuma hora por lá e nada de vc, gajo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: