Momentos Históricos da F1 – Arnoux x Villeneuve


Como todo brasileiro se amarra em “momentos históricos”, começamos aqui uma nova série: Momentos Históricos da F1! E pra começar bem, um duelo de arrepiar. Para os mais novos, é sempre bom lembrar dos tempos em que pilotos eram melhores que outros no braço.

Momentos Históricos da F1 – Arnoux x Villeneuve

Naquele 1 de julho de 1979, na França, os espectadores chegaram ao circuito de Dijon com um sentimento único, especial. Era a corrida que os franceses esperavam.

A equipe francesa Renault tinha desenvolvido os carros turbocharged que, em teoria, revolucionariam a F1 em termos de potencia. A Renault tinha 2 pilotos franceses; Jean-Pierre Jabouille, piloto que havia dado a Renault os seus primeiros pontos na temporada anterior, e o novato René Arnoux, piloto arrojado e que estava tendo sua primeira chance com um carro competitivo.

Mas os motores turbo vinham mostrando uma durabilidade muito ruim. As quebras na temporada anterior ascenavam para um futuro negro dos motores turbo. O motor era super potente, mas como faze-lo durar? Naquela temporada, a Renault parecia que tinha achado a resposta para o problema de durabilidade.

Naquele ano, a F1 vivia o começo do chamado efeito-solo, isto é, tinha-se muita potencia, mas a preocupação era como manter os carros no chão. Nem todas as equipes tinham uma solução para o problema, a não ser pedir aos seu pilotos que evitassem sair de traseira, uma vez que isso poderia interromper o fluxo de ar embaixo do carro, fazendo o carro andar muito mais devagar.

A Ferrari era uma dessas equipes. As tentativas de modificar o carro para um melhor efeito-solo não tinham surtido o efeito esperado e mesmo tendo um bom chassi, não era páreo para os Renault. Jody Scheckter e Gilles Villeneuve tentaram se adaptar ao novo estilo de pilotagem, menos “livre”, mas sem muitos resultados. Gilles era um que odiava o efeito-solo e pediu aos seus engenheiros que botassem o carro como era antes. Iria segurar no braço.

Os Renault tomaram a primeira fila de assalto, com Jabouille fazendo a pole e Arnoux ao lado na segunda posição. Tudo parecia perfeito. Gilles fez o terceiro tempo, seguido de Nelson Piquet. Atrás, vinham o campeão Jody Scheckter e Niki Lauda. Parada dura.

Logo na largada, Villeneuve tomou a dianteira, seguido de Jabouille em segundo e Scheckter em terceiro. Arnoux não se deu bem na largada e caiu para o 9 lugar.

O que se viu a seguir foi um Arnoux decidido a voltar para o pelotão da frente, passando um após o outro. Na 10 volta, ele já era 4 colocado. A torcida delirava! Na ponta, Villeneuve não conseguia abrir de Jabouille e seu motor turbo e, na volta 47, Jabouille passou Villeneuve. E foi embora. Piquet passou Scheckter e tomou a 4 posição, mas rodou logo em seguida, saindo da corrida.

Na volta 76, Arnoux já estava colado em Villeneuve e na volta 77…Bem, na volta 77, começou um dos maiores duelos já vistos na F1. Arnoux passou Villeneuve, mas na volta 78, Gilles freia mais tarde e passa Arnoux. Na volta 79, Arnoux tenta passar Villeneuve, que se mantem lado a lado com Arnoux por 3 curvas e recupera a segunda posicão. Mas Arnoux vai para a grama e Gilles retoma lado a lado com Arnoux por 3 curvas, até que Arnoux prevalece, mas por pouco tempo. Na curva seguinte, Gilles mete o bico por dentro e assume a segunda posicão, para não mais larga-la.

Foi a primeira vitória de um motor tubo na F1. E foi também foi o dia em que o mundo assitiu um dos maiores duelos entre 2 carros de corrida.

Um detalhe: Foi nessa corrida que a Tyrrel usou de um subterfugio interessante. Como os carros eram muito diferentes um dos outros, era permitido se usar liquidos para o carro atingir o peso minimo permitido. A Tyrrel encheu os seu carros com água, que era convenientemente jogada pelo asfalto no decorrer da corrida, tornando o carro muito mais leve do que o permitido. Após a corrida, eles enchiam os reservatórios de novo, fazendo o carro voltar ao peso minimo nescessário. Talvez tenha sido dalí que Piquet tenha copiado a tática, uma vez que ele a usou em anos seguintes.

-Trapizomba, o nostálgico

Publicado em março 14, 2011, em F1, Momentos Históricos e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 64 Comentários.

  1. Corrida de cabra macho!

  2. Valeu Trapi, ver “Genius” Villeneuve pilotando dessa forma irresponsavel junto com outro maluco é sensacional!!!
    Tio Bernie, a F1 era assim e eramos felizes e vc não sabia…ou sabia???

    Ps: Naquela época a segurança na F1 era quase nula, imagina esses caras com os carros de hoje, quantas barbaridades já teriam feito na pista??? Hj temos piloto batendo de proposito, né Tamsma???

    • O pior é que se dois descerebrados tentassem correr daquele jeito seriam limados da corrida na primeira ou segunda curva (o novo e ruim drive trhu!)

  3. Não to com tempo pra procurar o link agora, mas o Ico fez uma análise muito interessante no blog dele, sobre o modelo de negócios do tio Bernie.

    Modelo esse que precisa urgentemente ser revisto não só em nome dos custos, mas que possa atrair um público que não entenda tanto da categoria com regras e coisas menos complicadas. É uma análise interessante, do que alguns já disseram aqui mesmo.

    Essa briga entre os dois foi clássica. Naquela época tinha muitas corridas monótonas também, mas concordo que se esse tipo de briga fosse hoje, certamente a comissão de pista cheia de frescuras iria punir um dos dois, ou algum piloto iria dizer para a equipe via rádio: “This is ridiculous!!”

  4. Sensacional …

  5. Guilherme Diniz

    Já já vem uma viúva reclamar que tinha que colocar um momento do ´´maior de todos´´.

  6. Excelente post ! Parabéns !

    Cara não sabia do detalhe da Tyrrel, legal

    Uma parte que fiquei espantado foi “Após a corrida, eles enchiam os reservatórios de novo, fazendo o carro voltar ao peso minimo nescessario.”

    Que coisa de louco, os caras da FIA eram os pais do pessoal da Tyrrel ?

    Como alguém após permitir o uso de agua, não proibe a equipe de mexer no carro após a corrida até que os mesmos sejam aprovados ? Ou eu não entendi o que li ou esses caras eram uns malucos mesmo, hehehe

    Abraços

    • Obrigado…

      Era assim mesmo. Apos a corrida, podia dar uma limpada no carro, reabastecer, e muito mais hahahahahaaa…santa inocencia.

      Mas mesmo assim, as tramoias eram muito poucas, pq os caras queriam mesmo era ganhar no braco

      • hehehe !

        Esse fato fez juz ao ditado “Isso é do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça”. 1979 não é tanto tempo assim, parece que foi ontem e os caras não se resguardavam, outro mundo mesmo…

        Valeu pela resposta, adorei o post, sou muito saudosista, outro dia mesmo estava acompanhando alguns lances da temporada de 1993, o Senna tinha um carro com 80 cavalos a menos, carregava o carro no braço mesmo, eu assisti uma corrida do Canada que eu nem lembrava muito f….

        Na hora me veio a cabeça o Galvão falando “Piloto pode ser bom, mas não leva carro nas costas”. Nem sei como ele tem coragem de falar nisso tendo narrado as corridas do Senna, o cara sempre andava mais que o carro

        Abração Trapi !

    • JV,

      É que o regulamento daqueles anos, dizia que o carro deveria ser pesado ao fim da corrida com piloto, tanque cheio e com os demais liquidos…
      Santa inocência, Batman !!!!!!!!

  7. O video tem os comentários do Murray Walker, da BBC inglesa. Já vi essa corrida nos comentários de vários paises, incluindo a italiana, onde o narrador só dizia “Exezionale, excezionale…”

    É verdade: toda a gente adorou esse dia. Menos os outros pilotos. Eis um exemplo, que falei há uns dois anos no meu blog:

    http://continental-circus.blogspot.com/2009/07/nunca-um-vencedor-foi-tao-secundarizado.html

    Para mim, o dia 1 de Julho, no meu “calendário liturgico” é “Dia de São Gilles e São René”…

    • Também já assisti essa versão italiana, a qualidade do video é melhor que nas outras que eu tinha visto

      Surgiu uma pergunta… Uma vez assisti um programa em que o Piquet classificava os carros da Ferrari como “caixões sobre rodas”. Alguém sabe porque ? Ao meu ver todos os carros daquela epoca poderiam receber esse apelido, nenhum tinha segurança, a Ferrari era tão pior assim em que aspecto ?

      Abraços

      • Nelson Ayrton Fittipaldi

        Vinicius,acho que o Piquet estava realmente falando sobre o fato
        do carro da Ferrari não ser seguro. Se levarmos em conta que o Giles
        foi arremessado com banco e tudo no seu acidente fatal e o Pironi
        quase morreu na Alemanha no mesmo ano, o Nelsão estava certo!

  8. Fala Paulo, pode crer, tem um monte de videos desse pega, mas esse ai’e’o que eu achei mais legal. O Walker explica bem o que aconteceu e é bem emocionante. A primeira vez que eu vi esse video, foi esse aqui:

    Com música é mais legal…😀

  9. Uma aula de História da F1 ! qual duelo seria comparado a esse na Formula 1 dos Ultimos anos?

  10. Meu voto vai para Kubica e Massa na última volta do GP do Japão em 2007 e ainda debaixo de muita chuva.

  11. Eita povo, esse duelo é antologico!

  12. Quem que fez essa pintura que ilustra o post?
    Muito bacana!

  13. Grande sacada, ó Deus Supremo! Que momento sensacional, pena que não pude assistir ao vivo…
    Aproveito para lançar uma campanha: onde está Mike Vlcek?

    • Sinto que o presidente-honorário estará de volta muito em breve, hehe…Dá só uma sacada nos twitters do cara, só fala de F1. A saudade vai bater e a inglesinha só ficará…

  14. Eduardo Casola Filho

    Realmente esse foi um momento histórico da F1. Não há palavras para descrever essa disputa!

    P.S. Quem não votou, não se equeça! Até domingo vai a votação das previsões da FUFA.

    https://f1socialclub.wordpress.com/2011/03/13/libertem-seu-lado-mae-dinah/

  15. E depois falam que a F1 atual não é manca…

  16. Valeu pela postagem Trapizomba,pois hoje só temos otários na pista
    Exceções:Koba-San,Dick Alemão,FFFeeeetel,Barrica e Luizinho

  17. Cristiano Estolano

    Não vou repetir o que os outros já disseram. Concordo com vcs!

    Uma boa idéia: http://playboy.abril.com.br/blogs/o-mundo-segundo-tio-dino/2011/03/15/projeto-tamacho/

  18. Cristiano Estolano

    Não sei sé vai pegar, mas esse video é ÓTIMO:

    Extraído da matéria abaixo: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/dica-de-pilotagem-use-o-pescoco-nao-cabeca-0

  19. Cavaleiro que diz Ní!

    Sem dúvida esse fi o “racha” mais emocionante de todos os tempos, coisa de cinema. Jacques foi gênio, mesmo sem ter tido tempo de ser campeão, muito melhor que esses campeões borra botas.

  20. Cavaleiro que diz Ní!

    Bem galera, eu estou lendo o blog, mas não estou comentando. Vou fazer um concurso público, preciso ganha a vida, e trabalhar para o governo é a melhor pedidada no Breeeeziiiilllll. Por isso peço a torcida de todos vocês. Funcionou para o alemãozinho contra o Alonsito, então acho que vai funcionar para mim. Valeuz.

  21. Salve, salve galera,

    Mudei de emprego e agora esta impossível comentar durante o dia… Mas logo as coisas voltarão ao normal !!!!
    Excelente idéia… Esses posts de momentos históricos vão bombar !!!
    Quem disse que brasileiro não tem memória…

    Os momentos históricos serão só de ultrapassagens ????

    Deixo como a minha sugestão: Piquet Pai x Eliseo Salazar…😈

    Abraços,

  22. Putz !!!!
    Corrida no Bahein “adiada” e provavelmente cancelada…. Prova no Japão cogitada para ser cancelada… Circuito na India ainda sendo construído (Alô Coreia) !!!!!
    Será que teremos só 17 provas esse ano ????
    Agora que o tio Bernei passa dessa pra melhor…😈

  23. Trapi, vê se vc consegue arrumar o relogio para hora brasileira.

  24. E ai Trapi,
    Não vai ter nenhum post novo pra essa quarta feira marcha lenta?!?!
    Manda ai mano!!! rs

  25. http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/03/presidente-da-fia-quer-que-pilotos-da-formula-1-tenham-numeracao-fixa.html
    Quem lembra dos carros da Estrebaria com os números 27 e 28,dos carros do Tio Frank com os nºs 5 e 6,vai ter uma boa supresa com essa excRusiva

  26. Cadê o Blog do Cagão?

  27. Cristiano Estolano

    Mais nova polêmica:

    http://www.sensacionalista.com.br/?p=3816

    Será que o Bidart andou dando entrevista por aí?😀

  28. O Trapi, vc tem alguma noticia do abduzido?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: